Tetê Espíndola se apresenta no Teatro da Caixa

A cantora, compositora e instrumentista Tetê Espíndola volta a Curitiba, neste final de semana, para realizar um passeio pela trajetória da música típica da região centro-oeste do país, com canções de raiz até os dias de hoje.

Natural do estado do Mato Grosso do Sul, Tetê encabeça, no Teatro da Caixa, o show Música pantaneira – da tradição à renovação, que conta com a participação dos artistas convidados Lucina, Jerry Espíndola e Alzira E.

O espetáculo acontece hoje, amanhã e domingo e nasceu de uma expedição, denominada “Água dos Matos”, que os artistas realizaram no ano 2006, de chalana, pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Durante a expedição, trabalhávamos em prol da consciência ambiental, levando às pessoas oficinas de artes plásticas com materiais reciclados e música. Na viagem que realizamos pelas águas do pantanal, fizemos quinze músicas”, conta Tetê.

Sete das músicas compostas durante a expedição serão mostradas no show, entre elas Tan tan Pantanal, Povo de beira rio, Estão todos convidados e uma polca-rock de Jerry Espindola.

“As músicas falam de coisas que vimos durante a viagem, do lado humano do povo pantaneiro e das belezas e depredações que ocorrem no Pantanal”, revela a cantora.

No roteiro musical do espetáculo, também são apresentadas músicas tradicionais -como A matogrossense, Ciriema, Chalana e Meu primeiro amor – e de uma nova geração de compositores, como Geraldo Espíndola, Paulo Simões, Carlos Rennó e Geraldo Roca.

Deles, são mostradas Cunhataiporã, Trem do Pantanal, Águas irreais e Na catarata. Em todo show, Tetê também é acompanhada pelos músicos Sandro Moreno (bateria), Alex Cavalheri (sanfona), Marcelo Ribeiro (baixo) e Dani Black (guitarra).

Música pantaneira estreou em março, no Rio de Janeiro. Depois de Curitiba, vai para Salvador (BA), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Em setembro, a cantora deve lançar o CD Babeleyes, feito em parceria com Philippe Kadosch e inspirado no mito de Babel, de onde teria surgido a multiplicidade linguística da Terra. “O CD surgiu a partir de pesquisas realizadas em cima de línguas mortas ou raras. Nele, canto uma língua que não existe”, finaliza Tetê.

Serviço

Show Música pantaneira. Hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). Ingressos: R$ 10,00 e
R$ 5,00.

Voltar ao topo