Solos do Brasil, a criação

Os dezoito atores do projeto Solos do Brasil – selecionados pela performer, autora e diretora Denise Stoklos em janeiro deste ano entre dois mil candidatos – estão na fase final de composição dos seus solos, preparando-os para pré-estréias que devem acontecer em dezembro, em São Paulo.

A partir de um olhar sobre o Brasil e de suas vivências como brasileiros das mais diversas regiões, cada artista desenvolveu um trabalho com base nos fundamentos do Teatro Essencial criado por Stoklos. Assim, além de atuar, também fazem as funções de diretor, dramaturgo e coreógrafo de sua própria cena, minimizando elementos e explorando ao máximo seu potencial criador, pensamento e intuição.

A infra-estrutura é inédita para a formação de artistas: garante espaço físico, contato com importantes referências na área, convívio e espaço para discussões e reflexões entre o grupo, aprendizado de técnicas e atividades periódicas abertas ao público interessado em compartilhar o desenvolvimento do projeto, que tem o patrocínio da Petroquisa.

Submetido a um longo trabalho de pesquisa e investigação da realidade brasileira sob a orientação artística geral de Denise Stoklos, o grupo aprofundou-se nos procedimentos teóricos e práticos do Teatro Essencial, cumprindo um extenso cronograma de aulas diárias. Para tanto, formou-se uma equipe de professores, entre eles Antônio Abujamra, Gianni Ratto e Hugo Rodas.

“Aqui não buscamos resultado e sim, experimentamos. Experimentamos nos dedicar a detectar dentro de todas as nossas observações onde podemos apresentar testemunhos férteis de nossa expressa necessidade coletiva de novos arranjos nas relações. Muitas vezes os elementos biográficos – ou até de ordem sociológica – entram para servir, não para explicar o óbvio”, diz Denise Stoklos.

Em 2003, Solos do Brasil tem temporada de três meses prevista em São Paulo, com os atores criadores apresentando seus espetáculos-solo em seqüência de três ou quatro performances por noite. Paralelamente, o projeto continua em constante processo de documentação e divulgação dos resultados de cada etapa da pesquisa, por meio de site na internet.

***

(www.denisestoklos.com br / solosdobrasil), fórum de discussão, aulas, ensaios abertos e debates com a comunidade artística e o público geral.

Voltar ao topo