Histórias

Solda no Sábados da Memória das Artes Gráficas

O cartunista Solda será o primeiro artista gráfico paranaense a participar do projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas, conduzido pela Biblioteca de São Paulo. Solda é o responsável pelas charges de O Estado.

Ele gosta de brincar e dizer que é paranaense da cidade Itararé, no interior de São Paulo, por tanto tempo que já está no Paraná. O evento acontece hoje, às 14h, com mediação de Marcelo Alencar.

O projeto é mais uma oportunidade de reconhecimento do trabalho de Solda, um dos principais cartunistas do País. O projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas tem como objetivo resgatar a carreira e a vida dos profissionais deste segmento, com depoimento gravado e depois transcrito para a publicação de um caderno biográfico.

Estas publicações são vendidas por preço de custo na Biblioteca São Paulo. “Este é um projeto muito importante para a futura geração, que ficará sabendo quem nós fomos”, conta Solda, que tem 30 anos de carreira.

A conversa com o cartunista promete. Afinal, ele mesmo admite que tem histórias para contar para a vida inteira. Além das artes gráficas, Solda trabalha com propaganda, com música. É um poeta.

Tem uma história fragmentada, como ele próprio define. Após a conversa deste sábado, ele vai deixar a marca de sua mão em uma lajota de concreto. Esta será colocada em um totem que reúne as marcas de vários artistas dentro da biblioteca.

O projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas já homenageou vários ícones, como Maurício de Souza, Angeli, Chico Caruso, Paulo Caruso e Ziraldo, entre outros.

Além das charges de O Estado, Solda coloca sua arte na internet, pelos blogs cartunistasolda.blogspot.com e soldacartum.wordpress.com. Ele aproveita a internet para colocar trabalhos de outros artistas e divulgar eventos da área.

São mais de três mil acessos por dia. O blog já atingiu 1,6 milhão de visitas. “O universo vai se restringindo, com os jornais circulando cada vez menos. A internet vai mundo além. Este é um caminho para todos nós, jornalistas em geral”, comenta Solda.

Os depoimentos para o projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas acontecem na própria Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude. Mais informações sobre o projeto no site www.bibliotecadesaopaulo.org.br.