Projeto ?Teatro para o Povo? recomeça domingo no Guaíra

O projeto Teatro para o Povo reinicia neste domingo (29), às 11 horas, as apresentações deste ano com música e teatro, nos quatro auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra. No auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), a Orquestra Harmônicas de Curitiba se apresenta sob a direção musical de Jonas Bach. No auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), o espetáculo de teatro de bonecos ?Os Bichos? anima a criançada.

No auditório Glauco Flores de Sá Brito (miniauditório), o ator e humorista Fábio Silvestre apresenta personagens baseados na população de Curitiba, com a peça ?Curitiba em Comédia?. E no Teatro José Maria Santos, a carta escrita por Pero Vaz de Caminha é o tema da encenação ?Caminha?. Todos os espetáculos terão início simultâneo e com entrada franca.

Lançamento

A Orquestra Harmônicas de Curitiba, que se apresenta no Guairão, lança seu novo disco. Desta vez o grupo traz um repertório renovado, que vai do erudito ao popular. São 14 obras, entre elas Trenzinho Caipira, de Villas Lobo; Garota de Ipanema, de Tom Jobim; Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Gilberto Gil; Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu; Brasileirinho, de Waldir Azevedo; A Noite dos Mascarados, de Chico Buarque; As Mocinhas da Cidade, de Nhô Belarmino; Autumn Leaves, de Joseph Kosma; No Woman no Cry, de Vincente Ford; Rua das Flores, de Waltel Branco e Feira de Mangaio, de Sivuca ? tributo ao músico falecido recentemente. Entre as eruditas está Primavera, de Vivaldi, da obra As quatro Estações.

No Guairinha, bonecos de luva e marrotes contam a história de dois amigos, um boi e um burro que, cansados da vida no campo, decidem partir para a cidade grande. O espetáculo ?Os Bichos?, produzido pelo grupo Almazem Teatro de Bonecos, faz um show onde os artistas são animais. Entre os personagens estão o Sapo e seu saxofone, o Pernilongo e seu violino, as Galinhas e sua coreografia e o Galo que ao amanhecer anuncia a aventura.

No Miniauditório, o espetáculo para o público adulto, ?Curitiba em Comédia?, mostra de forma bem humorada as peculiaridades de alguns personagens curitibanos. São cinco papéis representados pelo ator e humorista, Fábio Silvestre. Um deles, já conhecido do público, é Déverçon, um surfista de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, cheio de gírias e trejeitos típicos dos jovens da região.

Além deste, entram em cena um motorista do ônibus Ligeirinho; um garçom do bar Gato Preto, tradicional reduto boêmio da cidade; um velhinho freqüentador do calçadão da Rua XV de Novembro; e um jogador do Combate Barreirinha, um dos maiores times do futebol amador da capital paranaense. Para dar um toque ainda mais curitibano à peça, a narração entre um personagem e outro é feita por Ângela Molteni, a locutora que informa aos passageiros do ônibus Ligeirinho sobre as paradas do coletivo.

No Teatro José Maria Santos, um pouco da história do Brasil, com o espetáculo ?Caminha?, texto e direção de Caike Luna. O tema da peça é a carta que Pero Vaz de Caminha mandou para Portugal relatando o que havia encontrado no Brasil. Nela, o escrivão da Coroa Portuguesa observou a pureza das águas e a exuberância dos recursos naturais da terra recém descoberta.

Voltar ao topo