Prêmio São Paulo de Literatura define finalistas

Nenhum dos cinco paranaenses que estavam concorrendo ao prêmio do R$ 200 mil oferecido pela segunda edição do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 se classificam para a fase final do concurso.

Os escritores paranaenses Cida Moreira, Ricardo Uhry, Vera Lúcia Lula Pagani, Sérgio Estevão Sabioni e André Luis Wambier estavam entre os 217 escritores de todo o Brasil que disputavam nas duas categorias do concurso: melhor livro do ano e melhor autor estreante.

O anúncio dos finalistas foi feito no último sábado, durante o II Festival da Mantiqueira -Diálogos com a Literatura, em São Francisco Xavier, na região de São José dos Campos, em São Paulo.

Na ocasião, foram divulgados os nomes dos 10 finalistas para a categoria de Melhor Livro do Ano (de 2008). São eles: Carola Saavedra, (Flores azuis), João Gilberto Noll, (Acenos e afagos), José Saramago (A viagem do elefante), Lívia Garcia-Roza (Milamor), Maria Esther Maciel (O livro dos nomes), Milton Hatoum (Órfãos do eldorado), Moacyr Scliar (Manual da paixão solitária), Ronaldo Correia de Brito (Galiléia), Silviano Santiago (Heranças), Walther Moreira Santos (O ciclista).

Já para a categoria de melhor autor estreante de 2008, os escritores Altair Martins (A parede no escuro), Contardo Calligaris (O conto do amor), Estevão Azevedo (Nunca o nome do menino), Francisco Azevedo (O Arroz de palma), Javier Arancibia Contreras (Imóbile), Marcus Vinicius de Freitas (Peixe morto), Maria Cecília Gomes dos Reis (O mundo segundo Laura Ni), Rinaldo Fernandes (Rita no pomar), Sérgio Guimarães (Zé, Mizé, camarada André), Vanessa Barbara e Emílio Fraia (O verão do Chibo) foram os finalistas selecionados pelo júri.

Para o coordenador do Prêmio São Paulo Literatura, André Sturm, além da qualidade, a diversidade foi a marca da primeira etapa deste segundo ano do prêmio.

“A seleção desses 10 autores já consagrados e outros 10 autores estreantes entre os 217 inscritos nas duas categorias evidencia livros muito comentados no ano passado, como Órfãos do eldorado, de Hatoum, e A viagem do elefante, de Saramago, dentre outros ainda desconhecidos do grande público”, afirma.

Os finalistas foram escolhidos após avaliação de júri formado pelos professores Ivan Marques e Marcos Moraes, escritores Menalton Braff e Fernando Paixão, livreiros Paula Fabrio e José Carlos Honório, críticos literários Marcelo Pen e Josélia Aguiar e leitores Márcia de Grandi e Mario Vitor Santos.

A avaliação final será feita por um segundo grupo de jurados e o resultado final, com o vencedor de cada categoria, será anunciado na primeira segunda-feira de agosto.

Ano de 2008

Um dos mais comentados livros do ano passado, o do curitibano Cristóvão Tezza, venceu a 1.ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. A obra O filho eterno foi a vencedora na categoria Melhor livro do ano. No mesmo ano, Tatiana Salem Levy foi quem levou o prêmio de Melhor livro do ano – Autor Estreante com o livro A chave de casa.