“Palavras Andantes” é finalista em prêmio nacional

coordenador do projeto “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes”, Rovilson José da Silva, participa nesta quarta-feira (12), do evento do Prêmio Vivaleitura, do Ministério da Educação, que incentiva a formação de leitores em todo o país. O programa municipal está entre os 15 finalistas e foi selecionado entre 2 mil inscritos. “São mais de 10 anos de pesquisa, com visita às escolas, participação e observação. Este prêmio só reforça o importante trabalho de incentivo à leitura feito pela secretaria nestes anos”, destacou Silva.
 
A cerimônia da premiação será realizada no grande auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). O evento ocorrerá a partir das 19h, com a abertura dos ministros da Educação, Fernando Haddad; e da Cultura, Juca Ferreira. “É um prêmio de reconhecimento nacional que é avaliado por dois ministérios. Ficar entre os 15 melhores já é uma grande conquista”, ressaltou o coordenador.
 
Rovilson José da Silva embarca para São Paulo nesta terça-feira (11), já que tem que apresentar o “Palavras Andantes” para uma comissão avaliadora nesta terça-feira. “Todos os trabalhos selecionados serão apresentados amanhã, para que a premiação ocorra no dia 12”, comentou. No dia, serão anunciados os vencedores e os melhores vão receber um prêmio de R$ 30 mil.
 
Entre os 15 finalistas, o “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes” é o único projeto de Londrina selecionado e um dos dois do Paraná. Ele concorre na categoria “Escolas públicas e privadas” com outros quatro projetos das cidades de Curitiba (PR); Afogados da Ingazeira (PE); Campo Grande (MS) e Iracema (RO). “São três categorias com cinco concorrentes cada. Só no segmento em que nós concorremos foram inscritos mais de mil projetos, cerca da metade do total das inscrições”, enfatizou Rovilson da Silva.
 
O coordenador explicou que o sucesso do projeto se deve a dois fatores principais. O primeiro, segundo ele, é o investimento da Prefeitura de Londrina em políticas de formações de leitores no município. Já o outro, conforme Silva, é a pesquisa que vem sendo realizada nas escolas desde a implantação do projeto, em 2002. “Temos a articulação da própria Secretaria de Educação. Além disso, ela ajuda na fomentação das propostas que continua a dar bons resultados”, observou.
 
O projeto
 
O “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes” foi instituído no município em 2002 adotando estratégias como formação e promoção de encontros mensais com os professores da “Hora do Conto”, projeto de contação de histórias; incentivo aos professores para a elaboração das propostas de trabalho de mediação da leitura; instalação de biblioteca onde não existia e a seleção de temas e autores dos livros e acervo.
 
Até então, das 78 escolas municipais da rede de ensino londrinense, 2/3 possuíam bibliotecas com a “Hora do Conto”. O espaço físico da biblioteca tinha pouca iluminação, abarrotado de materiais da disciplina de educação física, com mobiliário reaproveitado de outros locais. O projeto promoveu a revitalização destes locais, com móveis adequados e organizados, assim como os livros, que foram renovados e catalogados, de acordo com as necessidades de cada escola. Além disso, a “Hora do Conto” agora é desenvolvida pelo menos uma vez por semana em cada turma de 1ª à 4ª série.