Na R$ 1,99 autor é o faz-tudo na peça

A peça R$ 1,99, um dos mais badalados sucessos teatrais dos últimos anos, estréia em Curitiba dia 10 de março e fica até dia 13. Escrito, dirigido e interpretado por Ricardo Castro, sendo também dele a concepção do figurino, cenário, iluminação, trilha sonora e ainda é ele quem vende os ingressos.

Ricardo criou personagens diversos do cotidiano brasileiro, elaborando recortes engraçados do cidadão em situações limites. R$ 1,99 é uma deliciosa investida de um jovem e experiente ator baiano que já passou por várias companhias nacionais sob a batuta de grandes diretores.

O espetáculo fala do desespero causado pela crise econômica e aproveita para construir um palhaço de luto (um alter ego), que expõe as nossas indignações diante do apocalipse diário em que ainda vivemos. O personagem nasce em cena como um Adão falando do paraíso contemporâneo e acaba como um Hamlet 99 que tem como grande questão $ter ou não ter$.

O teatro anárquico de Denise Stoklos inspirou a forma. O jornalismo ?global? de Lilian Witte Fibe deu um estalo vital para o conteúdo.

Ricardo Castro utiliza elementos com os quais contracena: o piso do palco (seu primeiro antagonista); cinco luminárias que manipula para iluminar as cenas; um aparelho de som que por controle remoto ele conduz a trilha sonora; três mil moedas de R$ 0,01 ajudam a criar a ambientação; um banco de 20 cm serve-lhe de palco, palanque, assento, arma, coroa e companheiro.

A oportunidade de ver que o bom, bonito e barato pode ser uma realidade é certamente gratificante. R$ 1,99 é mais uma prova que acima e apesar das dificuldades damos um banho no quesito criatividade. Quem diria que um espetáculo por menos de dois reais nos reservaria tantas boas surpresas. Seja pelo cômico, seja pelo dramático, Ricardo nos ensina delicadas lições sobre o valor do dinheiro, a importância do ser e de como o teatro além de mágico e sedutor pode nos ajudar a viver.

O espetáculo está há sete anos em cartaz, com turnês por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e algumas capitais do nordeste, sempre com sucesso de bilheteria, público e mídia.

Objetivo

Apresentar ao público curitibano a festejada peça baiana R$ 1,99 tem como um dos seus principais objetivos despertar o interesse de todos com um espetáculo de qualidade que faz pensar, rir e acrescenta valores positivos ao dia à dia por apenas R$ 1,99 (ingresso). Esta proposta de bilheteria é um incentivo à campanha de popularização do teatro desenvolvida pelo Teatro XVIII, no Pelourinho, onde o ingresso para todos os eventos é de R$ 2,18, uma idéia cativante, que certamente contribui sobremaneira para a difusão da cultura, uma vez que é um projeto de inclusão social.

Desde maio de 1999, até então, mais de 260 mil pessoas já assistiram ao espetáculo. Sessenta por cento desse público, foi ao teatro pela primeira vez na vida. Talvez devido ao preço cobrado, mas com certeza, pela popularmente conhecida divulgação boca-a-boca. Esse público é formado pelas diversas classes sociais, todas as religiões, todas as raças e suas variações, todas as orientações sexuais e todas as direções políticas. Trinta por cento desse público voltou a assistir o espetáculo que se atualiza a cada sessão, já que tem no texto as últimas notícias do Brasil e do mundo com uma boa dose de improvisação contando ainda com a participação da platéia.

Serviço

R$ 1,99 de 10 a 13 de março às 21h, e domingo às 20h, na Rua Conselheiro – Laurindo nº 280, telefone: 41 321 1990

Ingressos: R$ 1,99.

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