Margareth Menezes comando o bloco “Os Mascarados”

O bloco Os Mascarados promete ser um dos momentos mais animados do Carnaval da Bahia, afinal, além de contar com Margareth Menezes no comando, o colunista José Simão será o rei e Luana Piovani, a rainha. A coroação será amanhã, pois Salvador já está fervendo há tempos. Ainda saboreando o sucesso do CD Maga, a cantora baiana comemora o quarto ano dos Mascarados, bloco em que cada um faz sua fantasia, resgatando o lúdico dos antigos carnavais.

Executivo da música

Vem da Austrália o novo presidente da Sony Music Brasil, Millard Engleka, sucedendo Jose Eboli, que se desligou da empresa por motivos pessoais. Com um cast liderado por artistas como Roberto Carlos, Zezé Di Camargo & Luciano, KLB, Rouge, Skank, Djavan, padre Marcelo Rossi, Martinho da Vila, Cidade Negra, Gabriel O Pensador, Planet Hemp e Jota Quest, Vanessa da Matta entre outros, a Sony enfrentará os desafios de uma indústria em mudança em época de pirataria.

Na gravadora desde 1966, Engleka ocupava a posição de vice-presidente sênior internacional e de gerente-geral de operações da Sony Music Australia.

Lake & Palmer

Zomba Records informa: mais dois discos de Emerson Lake & Palmer chegam ao mercado: Works Live e Black Moon. Reedição do LP In Concert (1979), Works Live é um CD duplo com algumas músicas a mais. Sua origem é o show em Montreal, da turnê de 1977.

Os apreciadores de rock progressivo vão se fazer com Pictures at an Exhibition. Esta versão aparece mais curta, firme e obviamente mais sinfônica do que a primeira gravação de 71. Abaddon’s Bolero, que originalmente aparece em Trilogy, é uma surpresa. Works Live traz ainda versões de Fanfare for the Common Man e Tank, com mais de 10 minutos cada.

No final dos anos 80 e início dos 90 os integrantes do Emerson Lake & Palmer estavam envolvidos em vários projetos. Foi quando em 1991 os três foram chamados a se reunir para um novo disco. Daí surgiu Black Moon, que contou com a produção de Mark Mancina, que trabalhou nas trilhas dos filmes Rei Leão e Con Air. Esse disco marcou o reencontro do trio, que ficou 10 anos separado. Essa reunião resultou em uma surpreendente e variada coleção de baladas de rock, instrumentais e até um arranjo para o balé de Prokofiev, Romeo & Juliet.

Muita euforia

Pela EMI, os nostálgicos fãs poderão curtir The Smashing Pumpkins atavés do DVD Vieuphoria e do CD Earphoria, lançados simultaneamente. Vieuphoria é de 1994, quando surgiu em VHS. Na nova versão estão incluídas dezenas de minutos adicionais de filmagens inéditas de shows. Os rolos foram achados por acaso e revelaram-se emocionantes, pois captam, como depõe Billy Corgan, “o espírito e a agressividade da banda naqueles bons e velhos tempos”. No CD Earphoria estão as mesmas músicas do DVD, em quinze faixas da fina flor dos anos 90. As performances ao vivo vão de Atlanta ao Japão, de Barcelona à Alemanha. Há também, no DVD, uma divertida entrevista dos músicos e um executivo da Virgin.

Baiana Gil

A Abril Music fechou suas portas mas seus artistas estão na parada. É o caso da cantora Gil, baiana da Banda Beijo que está em seu segundo disco solo, Movimento. Mesmo filha da cena musical da Bahia, Gil reafirma universalidade musical. Movimento é um disco pontuado pelo apelo dançante, com espaços para um ou outro momento mais intimista e romântico. Miau, a faixa de trabalho, que mescla elementos de reggae, dance e pop, exemplifica bem o pique swingado presente na maior parte do trabalho. Final de Semana abre o CD com uma cara de funk americano, temperado por pitadas de rap.

Uma das grandes surpresas do disco é a releitura de Mon Amour Meu Bem Ma Femme, sucesso nos anos 70 com Reginaldo Rossi que foi turbinado por fortes doses de rock e dance music eletrônica. “Sempre quis regravar essa música, e descobri que Cássia Eller também tinha esse sonho; então, o Fernando Nunes, que era baixista dela, acabou fazendo o arranjo para mim, é uma homenagem a Cássia, ficou totalmente renovada”, avalia. Outra faixa feliz é a romântica Afins, de Zeca Baleiro.

Voltar ao topo