Livros paranaenses entre os melhores de 2012

Os escritores paranaenses Carlos Machado e Paulo Venturelli estão entre os dez lançamentos literários mais importantes de 2012, segundo o Yahoo. Em uma lista que figuram “Barba ensopada de sangue”, de Daniel Galera e “Sagrada família” de Zuenir Ventura, “Poeira fria”, de Machado, e “Visita à baleia”, de Venturelli, demonstram a penetração da literatura paranaense no cenário nacional.

Ambas as obras tratam de assuntos caros aos autores. Enquanto Carlos Machado lida com a decepção e angústia de um presente despedaçado, Paulo Venturelli fala às crianças, colocando em pauta a magia em contraponto à realidade brasileira.

Outros

A coletânea de poemas “Amor é tudo que dissemos que não era”, de Charles Bukowski, organizada e traduzida pelo poeta curitibano Fernando Koproski, também merece ser lembrada. Resultado de quatro anos de trabalho de Koproski, o livro é um apanhado importante da carreira do ‘veljo safado’.

Outro paranaense que merece figurar entre os destaques do ano é Miguel Sanches Neto com ‘A Máquina de madeira’, romance de fundo histórico que ‘relembra’ a criação da primeira máquina de escrever, construída pelo padre Francisco João de Azevedo, mas que acaba vendo seu sonho naufragar.