Kim Basinger completa 50 anos

A atriz Kim Basinger, que ficou famosa mundialmente em 1986 com um striptease sensual ao som da canção “You can leave your hat on”, de Joe Cocker, acaba de completar 50 anos. Seu aniversário foi no último 8 de dezembro.

Kimila Ann Basinger (seu verdadeiro nome) nasceu em 8 de dezembro de 1953 em Athens, Geórgia, no seio de uma família de artistas. Seu pai, Don Basinger, era músico de jazz (trompetista e pianista) e sua mãe, uma ex-modelo, foi campeã de natação e apareceu em muitas cenas de balé aquático em filmes de Esther Williams.

De pequena, Kim era reservada e tímida, a ponto de seus pais a levarem a especialistas, temendo que fosse autista.

Seus companheiros de escola debochavam de seus lábios grossos e seu pai, para fazê-la perder a timidez, a fazia recitar poesias em público.

Depois de trabalhar como modelo, e com o sonho de atuar, aos 20 anos se inscreveu na escola de interpretação Neighborhood Playhouse, em Nova York.

Em 1976, ela se mudou para Los Angeles e começou a receber as primeiras ofertas da televisão. Apareceu em séries de TV como “As panteras” e “O homem de seis milhões de dólares”.

Depois de um certo sucesso televisivo, ela conseguiu chegar ao primeiro papel protagonista em um filme, “Hard country”, que não teve sucesso, mas permitiu-lhe conhecer seu primeiro marido, Ron Britton, com quem se casou em 1980.

Depois filmou “Mother Lode”, com Charlton Heston e, em 1983, estrelou um serviço fotográfico de oito páginas na revista “Playboy”, que serviu para projetá-la e fazê-la atuar no filme de James Bond “Never say never again”, ao lado de Sean Connery.

Em 1986, filmou “Nove semanas e meia de amor”, filme que foi execrado pela crítica dos Estados Unidos mas teve grande sucesso no resto do mundo e lançou Kim Basinger como símbolo sexual.

Depois de se divorciar em 1989 e graças ao dinheiro ganho com “Batman”, nesse mesmo ano, no qual interpretou a jornalista fotográfica Vicki Vale, Basinger fundou uma companhia de investimentos e adquiriu toda a localidade de Braselton em sua nativa Geórgia, para criar estúdios cinematográficos.

Em 19 de agosto de 1993 ela se casou com Alec Baldwin e, nesse mesmo ano, filmou com ele “Getaway”, filme que gerou escândalo pelas tórridas cenas de sexo entre ambos.

Em 23 de outubro de 1995 nasceu sua filha, Ireland Eliesse.

Depois de dois anos, fez seu grande retorno às telas com “L.A. Confidential”, dirigido por Curtis Hanson, baseado em romance de James Ellroy, no qual interpretou uma prostituta.

Por sua atuação nesse filme, foi premiada com um Golden Globe e um Oscar como melhor atriz coadjuvante.

Em janeiro de 2001, Kim Basinger se divorciou de Baldwin e iniciou uma relação apaixonada com Al Pacino no set de “People I know”.

Voltar ao topo