Jay-Z e Outkast confirmam previsão e vencem na MTV

Antes mesmo do evento começar, não havia ninguém que duvidasse que o Video Music Awards 2004 seria o ano do rap/hip-hop. E se no ano passado houve azarão (Johnny Cash com Hurt ) correndo por fora e mulheres se beijando no palco (Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera), dessa vez, tudo ocorreu como se esperava e a distribuição de astronautas (estatueta) ficou assim: 99 problems de Jay-Z e Hey Ya! de Outkast levaram quatro cada.

O 21.º VMA havia apenas começado e Jay-Z e o duo Outkast, antes mesmo de darem início aos shows, já haviam ganhado cinco prêmios. Enfim, Jay-Z levou os de melhor clipe de rap, melhor direção, melhor fotografia e melhor edição. “Depois de todos os problemas que enfrentamos com este clipe, fico muito feliz com estes astronautas”, disse ele sobre 99 problems, que quase teve sua exibição restrita a horários noturnos. O Outkast, de Big Boi e André 3000, ficou com os prêmios de melhor clipe de hip-hop, melhor direção de arte, melhores efeitos especiais e melhor clipe do ano.

Entre os demais vencedores, estão o No Doubt com dois astronautas de melhor clipe pop e melhor clipe de grupo para It’s my life, e o Usher, que ficou com os prêmios de melhor clipe dance e melhor clipe de cantor com Yeah!. Beyonce Knowles, atual namorada de Jay-Z, foi bicampeã na categoria melhor clipe de cantora, dessa vez, com Naughty girl, e era só sorrisos. O Jet com Are you gonna be my girl e o Franz Ferdinand com Take me out ganharam nos respectivos melhor clipe de rock e clipe revelação.

Pela primeira vez na história da premiação, o VMA foi realizado em Miami, no American Airlines Arena. Além de ser, para

variar, uma das mecas do rap/hip-hop americano no momento, a cidade ainda proporcionou aos astros a possibilidade de chegar na festa de barco. Não é brincadeira. Ao invés de limusines, Usher, J-Lo e P.Diddy preferiram lanchas e acoraram no VMA com toda a pompa. “Não queria somente a lancha mais sexy ou bonita, queria a mais rápida”, disse Usher.

Mas o ponto alto da noite foi mesmo a aparição surpresa de Stevie Wonder, que subiu ao palco para tocar e cantar ao lado de Alicia Keyes e Lenny Kravitz, que raspou o cabelo e mais parecia o nosso Carlinhos Brown. OutKast, Nelly e Christina Aguilera, Hoobastank, Jet, Kanye West, Usher e Polyphonic Spree também se apresentaram.

Voltar ao topo