Grande sucesso

Em dezembro, a Editora Melhoramentos, comemorando os vinte anos da primeira edição de Complexo de Cinderela, colocou nas livrarias nova edição. E o leitor continua prestigiando a autora, Colette Dowling.

Nos 20 anos consecutivos em que esteve em catálogo, este best-seller teve 52 edições e vendeu 400 mil exemplares. E, para comemorar essa marca, a 53.ª edição traz nova capa. Além dos relatos de vários casos reunidos pela autora, o livro traz a comprovação de que muitas mulheres se reconhecem “cinderelas” ao rejeitar, mesmo que inconscientemente, suas responsabilidades diante da vida e ao pensar que a solução de todos os problemas depende de encontrar o seu príncipe encantado.

Ao mesmo tempo em que fala de suas experiências e de suas dependências afetivas, Colette aponta para o leitor um caminho saudável e estimulante na direção da independência.

Ensaio de estética

A Cortez Editora apresenta Adão no Paraíso e Outros Ensaios de Estética, composto por três textos, inéditos em língua portuguesa, do filósofo espanhol José Ortega y Gasset (Madri, 1883-Madri, 1955). Além do ensaio Adão no Paraíso (1910), que dá título ao livro, tem-se ainda A arte desse mundo e do outro (1911) e Sobre o ponto de vista nas artes (1924). “Ortega y Gasset publicou os dois primeiros ensaios, primeiramente de forma esparsa em periódicos e depois em conjunto no livro Personas, Obras, Cosas (Pessoas, obras, coisas), de 1916; a mesma sorte teve Sobre o ponto de vista nas artes, também publicado em jornais e depois reunido com outros ensaios em La Deshumanización del arte y otros ensayos de estética (A desumanização da arte e outros ensaios de estética), 1985. Estes ensaios têm um ponto em comum, tratam de questões de estética, pintura, literatura e arte em geral. Mas há ainda um elemento que sempre acompanha a reflexão de José Ortega y Gasset: a filosofia, descreve Ricardo Araújo.

Vida plena

Pela Editora Sextante, o leitor encontra nas livrarias obras de auto-ajuda. Dois títulos chamam atenção: A visualização criativa pode mudar sua vida, da escritora norte-americana Shakti Gawain, e Aprendendo a viver plenamente, de Neale Donald Walsch, sucesso mundial com Conversando com Deus. Com um CD de auxílio, Shakti Gawain ensina os passos essenciais para a materialização de um desejo. Segundo ela, seguindo as instruções do CD, o leitor vai criar seu santuário interior, um local onde recupera as energias e pode visualizar seus objetivos com segurança e tranqüilidade.

E Aprendendo a viver… é um convite à reflexão sobre temas importantes, que são deixados de lado com a correria do dia-a-dia. As idéias de Neale Donald Walsch fazem com que as pessoas pensem nesses assuntos e tenham uma nova maneira de olhar a vida. As reflexões provocam reformulações em conceitos pré-estabelecidos, proporcionando maior integração com os outros seres, com a natureza e consigo mesmo.

Fisioterapia

Em Biomecânica da coordenação motora (Summus Editorial, 192 páginas), Ângela Santos propõe que se abra um novo campo de conhecimento cujos estudos se baseiem em dois princípios. Em primeiro lugar, a pesquisa dos fundamentos da coordenação motora, encarando-os como base da cinesiologia humana. Em segundo lugar, o reconhecimento de que se existem dois tipos de musculaturas, uma estática e outra dinâmica, devem existir formas diferentes de trabalhar com elas.

Segundo a autora, a partir desses princípios básicos haverá conhecimento para a análise das propostas de trabalho com movimento, da dança clássica ao frevo, dos mestres ocidentais do movimento (Laban, Mathias Alexander, Moshe Feldenkrais, Gerda Alexander…) às propostas orientais, como ioga e tai-chi-chuan.

Voltar ao topo