Filme mostra a vida de De Sica, mestre do cinema italiano

O grande ator e cineasta Vittorio de Sica será interpretado por seu filho Christian em um filme, o primeiro em língua italiana financiado pela americana Miramax, sobre a vida do popular mestre do neo-realismo.

O filme se intitulará A porta do céu, anunciou o próprio Christian de Sica durante o recente festival Capri-Hollywood, e confirmou que se trata de um projeto seu financiado pela Miramax.

Christian de Sica esteve em Capri para receber o duplo prêmio “Homem do Ano” e “Acting News Award”, depois de ter sido o mais votado no site especializado Acting News como personagem mais popular do espetáculo em 2002.

“Para mim é uma satisfação, é um fato único que uma empresa como a Miramax aceite filmar uma produção que não seja em inglês. Não sei ainda quem será o diretor, mas estou feliz em ser o intérprete. Estou na quarta redação do roteiro, mas creio que começaremos em 2003, como o previsto”, disse.

O filme, a primeira produção americana dedicada a Vittorio de Sica (1901-1974), um autor amado por muitos mestres do cinema americano e pai do neo-realismo italiano, explicou o ator, não será um remake da obra de seu pai. Falará, ao contrário, da história de amor de seus pais, ambientada em Roma durante o período do fascismo.

Vittorio de Sica foi um dos maiores diretores da história do cinema, destacando-se em nível nacional e internacional com obras de grande profundidade e sentimento. Começou sua carreira em 1932 com o filme Gli uomini, che mascalzoni…, mas entre seus filmes mais famosos estão Ladrões de bicicleta (1948), Umberto D (1952), Pão, amor e fantasia (1953), O ouro de Nápoles (1954), La ciociara (1960), Ontem, hoje e amanhã (1963), Matrimônio à italiana (1964) e O jardim dos Finzi Contini (1970).

Voltar ao topo