Filantropia sob os holofotes

Imagine a empresária Yara Baumgart (Kyron Spa e Medical Center) às voltas com tarefas e conflitos domésticos, como uma autêntica dona-de-casa. Ou Lucilia Diniz, herdeira do Grupo Pão de Açúcar, com carregados sintomas de ninfomania. Ou ainda o publicitário Roberto Justus bancando o investigador autoritário. Sem falar no famoso arquiteto João Armentano, na pele de um pastor bêbado. Tudo isso pode ser visto na peça beneficente Heresia, Irmãos!, que tem apresentação única hoje às 21h, no Teatro Fernanda Montenegro.

Com texto de Euclydes Rocco e direção de Elisabeth Hartmann, o espetáculo conta ainda com Roberto Lima (presidente do Conselho de Administração das empresas Credicard S.A, Orbitall S.A. e Redecard S.A.), Sérgio de Nadai (presidente da De Nadai Alimentação S.A.), da jornalista e apresentadora Drica Lopes e da apresentadora e repórter Daniela Barros. Toda a renda será revertida para o Instituto Paranaense de Cegos.

A idéia da montagem partiu do próprio grupo de vips, que “sentiu a necessidade de realizar algo diferente, que pudesse beneficiar a sociedade”. O que ninguém esperava é que esses personagens, acostumados aos holofotes das colunas sociais, resolvessem encarar diversas platéias numa temporada de teatro. Sem nunca terem pisado num palco, porém, eles se cercaram de alguns cuidados: convidaram o arquiteto e autor Euclydes Rocco para elaborar o texto, e a profissional Elisabeth Hartmann para a direção. A cenografia também ficou nas mãos de um especialista, Renato Scripilliti, e o elenco estelar ainda abriu espaço em suas disputadas agendas para ensaios diários.

O resultado é uma leve comédia de costumes, que estreou no dia 8 e encerrou sua temporada no último final de semana em São Paulo. Foram onze apresentações, que renderam mais de R$ 500 mil para instituições de caridade daquele estado.

Sinopse

Heresia, Irmãos! conta a história de Paulo (Sergio de Nadai), marido de Laura (Yara Baumgart), que resolve fugir da violência de São Paulo numa cidadezinha do interior. Mas ele não demora para se aborrecer com “a vidinha monótona e emperrada” do lugar, e decide voltar para a capital. Satisfeita com a tranqüilidade (e a alienação) do interior, Laura aproveita a festa de aniversário do marido para convidar velhos amigos, e ao mesmo tempo tentar dissuadi-lo da idéia de voltar. Os convites são publicados num jornal de grande circulação, e a festa se desenrola numa sucessão de mentiras e mal-entendidos, que envolvem uma vizinha e até um inspetor americano do FBI.

***

Única apresentação hoje, às 21h, no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel). Ingressos a 25 reais. Informações pelo telefone (41) 224-4986.

Voltar ao topo