Cinema dos EUA privilegia continuações

Em meio ao esgotamento criativo e à crise nas bilheterias no ano passado (houve uma queda estimada de 20% nas bilheterias), em 2007 a indústria cinematográfica norte-americana aposta em continuações para levar o público às salas. Franquias como Ocean?s eleven, agora Ocean?s thirteen e A supremacia Bourne, que será lançado como The Bourne Ultimatum, alastram com terceiras partes este ano. Piratas do Caribe, Homem-Aranha e Shrek seguem o mesmo caminho. A próxima grande estréia fica com Apocalypto, do ator e diretor Mel Gibson. Apesar da história não ser uma continuação, Gibson utiliza novamente o formato de A paixão de Cristo.

Como o cineasta Sylvio Back elucidou recentemente, o cinema vive um momento de carência de reconfiguração. ?Este sistema é o mesmo realizado no passado e segue padrões básicos criados por Hollywood.?? Em Apocalypto, que estréia no Brasil dia 22 de janeiro, a trama se passa na civilização Maia, com cenário da antiga América Central como pano de fundo, e o dialeto maia sendo usado em 100% do filme, a exemplo de A paixão de Cristo, com estrelas do cinema falando aramaico. O esforço em mudar uma característica da produção é nobre e impactante, mas em termos de conteúdo pouco muda.

Johnny Depp volta à cena como o pirata Jack Sparrow.

Há dez anos sem lançar um filme, Francis Ford Coppola surge com um suspense ambientado antes da Segunda Guerra, Youth without youth. Com Tim Routh e Bruno Ganz, o filme deve ser estreado no Festival de Cannes. No hall das continuações, Robert Rodriguez leva as telas Sin City 2, após a aclamada adaptação que contou com a presença de Bruce Willis e Mi-ckey Rourke.

O mágico mais famoso do mundo aparece em Harry Potter, quinto da saga, e aos 60 anos de idade Sylverster Stallone volta ao ringue na pele do boxeador Rocky Balboa.

Os irmãos Joel e Ethan Coen lançam No country for old men. O cineasta Joe Carnahan leva ao cinema a história do narcotraficante colombiano Pablo Escobar, em Kiling Pablo, com o espanhol Javier Barden no papel principal. O ator brasileiro Rodrigo Santoro vive o rei Xerxes, da Pérsia, no esperado Os 300 de Esparta, outra adaptação dos quadrinhos de Frank Miller. Dirigido por Zack Snyder, o longa conta a história da batalha de Termópila, em 480 antes de Cristo, quando um exército de 300 gregos enfrentou os persas em uma batalha sangrenta.

Na onda dos quadrinhos, chega as telas Quarteto fantástico 2. Na trama, o misterioso Surfista Prateado, arauto de Galactus, o Devorador de Mundos, chega à Terra com planos de destruição. O canibal mais ilustre do cinema, Hannibal Lecter, volta ao cinema, mas agora em seus tempos de juventude. Young Hannibal conta com direção de Petter Webber. A série televisiva norte-americana de maior sucesso, Os Simpsons, tem seu primeiro longa-metragem e concorre com os desenhos da Disney Meet the Robinsons, Ratatouille e Enchanted, além do corajoso ogro Shrek, da Dreamworks.

Voltar ao topo