Choro nas universidades públicas

Começa nesta terça-feira, dia 4, o Circuito Instrumental Universitário – série de 15 shows de choro que circulará por universidades públicas de todo o Brasil até julho. O circuito vai começar por Curitiba, na Universidade Federal do Paraná. As apresentações serão gratuitas e levarão aos palcos o conjunto Quatro a Zero com participação de Joel Nascimento. ?O público assistirá a união do talento consagrado da velha guarda – representado pelo Joel Nascimento – ao lado de quatro jovens que têm se destacado no cenário nacional pela inusitada abordagem que dá às interpretações de choro?, afirma Newton Gmurczyk, idealizador do Circuito Universitário.

O projeto, que é patrocinado pela Petrobras, visa estimular o gosto pela música instrumental brasileira, em especial a linguagem do choro, ampliando horizontes estéticos e contribuindo para a formação de platéias para o gênero. ?Queremos apresentar (ou reapresentar) a esses jovens a capacidade infindável de improvisação dos grupos de chorões, mas de uma forma moderna?, conta Gmurczyk.

Mais que isso, o Circuito Universitário incentivará o envolvimento das representações estudantis nas atividades de produção local e de divulgação do projeto junto aos estudantes. Os shows serão gratuitos e deverão ocorrer em palcos montados nas áreas de convívio social ou em teatros e espaços equivalentes dentro de universidades públicas brasileiras. Ressaltando, dessa forma, as atividades culturais e reforçando o vínculo desses representantes com os estudantes.

Contraponto de geração

Os espetáculos mesclarão obras consagradas e desconhecidas, tradicionais e recentes, com interpretações modernas e eletrizantes, expondo assim um panorama amplo e representativo de um repertório tradicional do choro. Além, é claro, da participação de Joel Nascimento. Nascimento completa 70 anos no ano que vem, mas foi com mais de trinta anos de idade que se tornou o bandolinista que mudaria a história de seu instrumento. Ele é considerado um renovador dentro de um universo tradicional, pois suas interpretações marcam a ruptura definitiva com o padrão rígido de Jacob do Bandolim.

Grande improvisador, tem vários discos gravados, tocou ao lado de Paco de Lucia, John McLaughin, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Paulinho da Viola, Beth Carvalho e João Nogueira, Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra de Câmara de Blumenau, de Santa Catarina e fez parte do choro camerístico do Camerata Carioca, dirigido por Radamés Gnattali.

Voltar ao topo