A diversidade musical do grupo Molungo

Hoje, os fãs da tradicional música popular brasileira tem encontro marcado com a banda Molungo, que se apresenta no John Bull Music Hall. Com uma mistura de Samba, Coco, Maracatu, Samba Funk, Xote, Afoxé e Barra Vento, o grupo curitibano pretende mostrar, através da sua música, a diversidade cultural brasileira.

O Molungo mescla ritmos brasileiros de raiz à música instrumental, com elementos da música erudita. A instrumentação conta com violões, contrabaixo elétrico, vocais e uma gama variada de percussões.

“Os ritmos são diferentes, mas remetem a mesma cultura e falam a mesma língua”, diz Gui Handa, integrante da banda. “Cantamos o Brasil porque nos entendemos assim: brasileiros. Trabalhamos com pesquisa de ritmos nacionais. A nossa música é a mais rica do planeta e cabe a nós passar isso adiante”, completa ele.

Os músicos se revezam por instrumento e vozes. “Não há um cantor principal, também não há um músico específico para cada instrumento. Ou seja, todos cantam e tocam”, explica Handa.

O grupo, formado por Gui Handa, Iria Braga, Caio Guimarães, Luis Piazzetta, Cauê Menandro e Carlito Birolli, surgiu no meio cultural de Curitiba há três anos e já é apontado como revelação na cidade, dedicando-se exclusivamente à produção de composições inéditas. As letras falam das belezas do Brasil, de amor, saudade e tristeza. Mas também tem um pouco de crítica social e de assuntos da atualidade.

Atualmente, o Molungo está em processo de divulgação de seu primeiro CD, lançado recentemente de maneira independente. O álbum explora os ritmos da música afro-brasileira e conta com participações especiais de diversos músicos, como André Abujamra, Leandro Teixeira, entre outros.

Serviço

Show do grupo Molungo. Hoje, às 22h, no John Bull Music Hall (Rua Engenheiro Rebouças, 1645). Ingressos: R$ 30,00 ou R$ 15,00 e mais um quilo de alimento.