Zé Roberto quer melhorar a defesa

Rio de Janeiro – Melhorar o sistema defensivo da seleção feminina de vôlei é o principal objetivo do técnico José Roberto Guimarães no período final de preparação aos Jogos Olímpicos de Atenas. Durante o desembarque no Rio, ontem, motivada pela conquista do título de tetracampeã do Grand Prix, no domingo, na Itália, a equipe até admitiu ser favorita à medalha de ouro olímpica, desde que esta convicção seja compartilhada com outros sete seleções: Estados Unidos, Rússia, Itália, Cuba, China, Japão e Coréia.

“No feminino não existe somente uma seleção favorita, como no masculino, onde o Brasil está muito acima dos outros. Entre as mulheres, temos chances da medalha de ouro, assim como mais sete países. Está tudo muito equilibrado”, disse Zé Roberto. “É só ver que nesta competição, mesmo sendo campeãs, perdemos para Cuba e ganhamos dos Estados Unidos na semifinal, por dois pontos no tie-break, e ali tudo podia acontecer.”

De acordo com Zé Roberto, a principal vantagem do Grand Prix para a seleção foi o fato de poder “experimentar” todas as jogadoras em quadra. Ajustes técnicos e táticos também serão necessários até a estréia, contra o Japão, no dia 14.

O bloqueio, a defesa e o contra-ataque serão os principais pontos desenvolvidos por Zé Roberto até os Jogos. O técnico ainda destacou que a equipe mostrou fragilidade nesses pontos e esta deficiência o deixou preocupado. Por isso, após a reapresentação das atletas na noite de sexta-feira, em São Paulo superar estes obstáculos será a principal preocupação do treinador até segunda-feira, quando o time embarca para a Grécia. “É muito bom ganhar, mas com os pés no chão e olhando para a frente. Para o ouro em Atenas precisaremos de mais um pouco”, frisou o técnico da seleção. Em seguida, analisou o grupo do Brasil, o A, nos Jogos.

“Estou muito preocupado com Japão, Itália e Coréia. Acho que Grécia e Quênia não devem ameaçar.” Mesmo sendo eleita a melhor levantadora do Grand Prix, Fernanda Venturini, que desembarcou acompanhada por sua filha Júlia, revelou não ter ficado satisfeita com seu desempenho na competição. Recordou sua irregularidade nos jogos, mas se mostrou otimista para a disputa olímpica.

Voltar ao topo