Vitória contra o Grêmio Maringa assegura vaga do Tricolor

O Paraná Clube só precisa de uma vitória hoje, às 20h30, na Vila Capanema, para garantir a volta à elite do futebol paranaense. Pior para o Grêmio Maringá, a vítima da vez. O Tricolor passou por cima nesta Segundona, totalizando 13 vitórias em 14 jogos. Um desempenho, até aqui, de 95,24%. Novo triunfo encerra um ciclo de exatos 64 dias, desde a estreia na competição, dia 1.º de maio.

O técnico Ricardinho, desta vez, preferiu não poupar ninguém e o seu time terá força máxima para confirmar o primeiro acesso nesta temporada de desafios. “Não podemos deixar a oportunidade passar. Vamos confirmar já esse acesso”, disse o treinador, logo após o trabalho leve de ontem à tarde, na Vila Olímpica do Boqueirão. “O time está completo e será o mesmo que jogou frente ao São Caetano”, avisou, descartando a possibilidade de escalar os reservas, como acontecera em quatro dos cinco jogos do returno. As exceções, desta vez, são Thiago Rodrigues e Marquinhos. O meio-campo entra na vaga de Lúcio Flávio, que não está inscrito na competição estadual.

Já a troca de Luís Carlos por Thiago Rodrigues foi “planejada” por Ricardinho. “O Thiago Rodrigues ficou marcado por uma falha no jogo que resultou no rebaixamento, ano passado. É justo que ele seja o nosso camisa 1 na partida que marca a volta do Paraná ao lugar do qual nunca poderia ter saído”, justificou o treinador, mostrando total controle do elenco e do momento que vive o clube. “Estamos perto de atingir o primeiro objetivo do ano. Respeitamos todos os adversários, mas temos que vencer esse jogo a qualquer preço”, concluiu.

Ricardinho precisou de menos de seis meses no cargo de treinador para resgatar a imagem do clube e apagar, com dignidade e dentro das quatro linhas, tudo aquilo que a ex-diretoria fez de errado em 2011. Com um grupo equilibrado – dando espaço para muitos atletas da base – e planejamento, deu nova feição ao Paraná. Um time novamente vencedor e capaz de superar dificuldades, mesmo que numa Segundona Paranaense. O título, confirmado hoje, também dará ao grupo e à comissão técnica a possibilidade de se concentrarem, a partir de amanhã, exclusivamente na segunda meta da temporada: a Série B do Brasileirão.