Vinícius, do kart aos caminhões

São Paulo (AE) – Há menos de dois anos, Vinícius Ramires trocava um kart de menos de 200 quilos por um caminhão de cinco toneladas na Fórmula Truck. O novato nem imaginava que em sua segunda temporada na categoria já disputaria o título. O piloto da Mercedes está 11 pontos atrás do líder, Renato Martins (Volks), com 111. A corrida está marcada para as 12h30.

Nos primeiros treinos livres, Vinícius se deu melhor. Ele fez uma campanha de causar inveja a muito veterano: em sua primeira temporada completa, foi o único piloto que completou e pontuou em todas as oito provas disputadas, conquistou duas vitórias (assim como Renato) e subiu cinco vezes ao pódio.

?Este ano, na primeira corrida, em Caruaru, tudo o que eu queria era ganhar experiência. A idéia era chegar entre os dez no fim do campeonato e ajudar a equipe a conseguir o campeonato de marcas?, lembra.

Oito provas depois, Vinícius faz um balanço positivo de 2006: ?Acho que só consegui os resultados porque sou um cara tranqüilo Ainda falta experiência, mas consegui fazer poles, voltas mais rápidas… Foi um casamento rápido e que deve ser duradouro?, aposta.

Para a última prova, o piloto mostra confiança de veterano. ?Aqui em Brasília vim para ganhar e não depender do resultado de ninguém para isso?, declara, com segurança. ?Tenho um ótimo caminhão e a equipe tem feito um trabalho consistente?, assinala ?Se eu não andar, termino em quarto no campeonato; ou seja, já fiz muito mais do que esperava para este ano. Estou muito feliz?.

A chave para o sucesso em 2006? ?Organização e planejamento. Logo depois da segunda prova nós decidimos intensificar os treinos para começarmos a ganhar corridas. Escolhemos a pista de Curitiba para desenvolver o caminhão e depois do primeiro treino já saímos com a vitória em Campo Grande?.

Vini garante que não teme a experiência de seu grande adversário na briga pelo título. ?O Renato é um cara muito experiente, é gratificante estar na briga com caras respeitados como ele, o seu Pedro (Muffato) e o próprio (Wellington) Cirino. Mas não vou pensar nisso. Ali na pista, apesar de todo o respeito que tenho por todos, vou para cima. Vou andar para ganhar?, conclui.

Apenas quatro pilotos podem conquistar o título da Truck. Além de Renato e Vinicius, Pedro Muffato (Scania), com 110 pontos, e Wellington Cirino (Mercedes), com 88, são os outros dois candidatos. No total, 28 pontos estão em jogo.

Voltar ao topo