Tricolor ganhou uma posição no ranking da CBF

O ótimo desempenho no Brasileirão – 52,63% de rendimento, com a 5.ª colocação e a vaga na Libertadores da América – valeu ao Paraná Clube pontos significativos no ranking geral da Confederação Brasileira de Futebol. Na prática, o Tricolor subiu apenas uma colocação, mas encurtou a distância para a maioria dos clubes que estão logo à sua frente. Além disso, o representante paranaense segue firme entre os oito melhores clubes do País, desde que o campeonato nacional passou a ser disputado por pontos corridos.

A melhor campanha da história do clube valeu ao Paraná 56 pontos no ranking da CBF. Com isso, subiu um degrau na classificação geral e agora é o 23.º colocado, tendo superado o Ceará. Um avanço que se resume exclusivamente à campanha na Série A deste ano, já que o Tricolor mais uma vez não participou da Copa do Brasil, outra competição que vale pontos nesse sistema de classificação da entidade.

O Paraná, um dos clubes mais jovens da primeira divisão, vem demonstrando nos últimos anos potencial para consolidar seu nome na elite nacional.

Dos 22 clubes à sua frente -todos com uma ?folha corrida? muito mais extensa que a do Paraná, fundado apenas em 1989 – vinte são integrantes do Clube dos 13. As exceções são Náutico e Santa Cruz, justamente os próximos ?alvos? a serem batidos pelo Tricolor, ocupando a 22.ª e a 21.ª posições, respectivamente. Um processo longo e que vai exigir do clube paranaense a mesma regularidade dos últimos anos, que fez do Paraná o 8.º melhor time desde a implantação do sistema de pontos corridos.

Desde 2003, o pior desempenho da equipe foi em 2004, com um 15.º lugar. Nos outros anos, o Tricolor foi 10.º, 7.º e agora 5.º colocado, campanhas que levaram o clube a duas Copas Sul-Americanas e agora a uma inédita Libertadores, competição que pode projetar o nome do Paraná nas Américas e no mundo. Desde a transformação do Brasileiro (antes disputado no sistema mata-mata ou outros formulismos), 28 clubes passaram pela Série A, mas apenas quinze participaram de todas as edições.

Voltar ao topo