Tóquio se diz a melhor para atletas e meio ambiente

Segunda cidade a fazer sua apresentação ao Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira, em Copenhague, na Dinamarca, para ser eleita a sede da Olimpíada de 2016, Tóquio pontuou o seu discurso com o argumento de que a cidade é a melhor para receber os atletas e também a que tem a maior preocupação com segurança pública e meio ambiente.

“Como olímpicos e paraolímpicos, nós sabemos que os Jogos devem ser realizados na cidade que oferece o melhor cenário para os atletas”, afirmou o ex-atleta Mikako Kotani, integrante do comitê executivo da candidatura de Tóquio e medalhista de bronze no nado sincronizado na Olimpíada de 1998, em Seoul.

A apresentação da candidatura de Tóquio foi acompanhada de perto pelo primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, que chegou a Copenhague apenas na última quinta-feira para defender Tóquio e discursou nesta sexta. Hatoyama citou a qualidade da segurança que será oferecida e a preocupação com o fator ecológico como dois pontos fortes da candidatura.

“Tóquio está verdadeiramente bem posicionada para servir como um futuro modelo de segurança pública e sustentabilidade ambiental”, afirmou Hatoyama. “Ao receber os Jogos de 2016, Tóquio mostrará ao mundo como uma grande metrópole deve florescer sem prejuízo ao meio ambiente.”

Já o presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, finalizou a apresentação fazendo um pedido caloroso aos membros do COI, para que elejam Tóquio como sede da Olimpíada. “Nós queremos que, em Tóquio 2016, todos vejam o prazer do esporte, o espírito dos Jogos Olímpicos. Eu ofereço a vocês, à família olímpica, meu compromisso sólido para trabalhar nesse projeto olímpico. Tenho a certeza de que esses Jogos serão um palco para grandes conquistas. Por favor, mandem seus atletas com total paz de espírito para competir no Japão. Por favor, nos deem a oportunidade de realizar esses Jogos. Peço isso de coração”, ressaltou.

Os líderes da candidatura também enfocaram que a Olimpíada na capital japonesa seria realizada em uma localidade compacta e deixaria um forte legado ao Japão, como aconteceu quando Tóquio recebeu os Jogos em 1964. Eles prometeram que 70% dos atletas ficarão instalados a 10 minutos de distância dos locais de competição.

Voltar ao topo