Tocha olímpica é acesa na Grécia

Olímpia, Grécia – A tocha das Olimpíadas foi acesa ontem, abrindo oficialmente os Jogos de Atenas. Pela primeira vez, ela passará pelos cinco continentes. Serão 34 cidades, de 27 países, que receberão a chama olímpica. O Rio de Janeiro será a única cidade a receber a tocha em toda a América do Sul – continente onde jamais esteve antes. O Rio será o nono destino da chama olimpíca, no dia 13 de junho, quando permanecerá por oito horas, sendo carregada por 120 pessoas.

Em Copacabana, na zona sul do Rio, um relógio foi ativado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ontem à tarde, e fará uma contagem regressiva para a chegada da tocha. A África também receberá a flama olímpica pela primeira vez. Ela passará pelo Cairo e Cidade do Cabo. Depois de viajar o mundo, a tocha acenderá a pira olímpíca na noite de 13 de agosto, no Estádio Olímpico – os jogos, no entanto, começam realmente no dia 11, com o início do torneio de futebol.

Tradicional

A cerimônia de ontem foi realizada no Sítio Arqueológico de Olímpia, na Grécia, e foi uma homenagem ao restabelecimento dos Jogos da Era Moderna, em 1896, e também à Independência da Grécia do Império Otomano em 1821. Vinte e três sacerdotisas fizeram uma encenação, pedindo a Apolo, deus grego da Luz, que ilumine as Olimpíadas.

A chama foi acesa da maneira tradicional, com um espelho côncavo para concentrar os raios de sol, pela atriz grega Thalia Prokopiu, que representou a sacerdotisa do templo de Hera. Depois, a tocha, que é baseada numa folha de oliveira, símbolo de Atenas, passou às mãos do campeão de dardo grego Costas Gatsiudis.

Segurança

A cerimônia em Olímpia contou com um forte esquema de segurança, com cães farejadores, esquadrões anti-bombas e muitos policiais. Os veículos foram impedidos de se aproximar do local em um raio de três quilômetros, exceto os da força de segurança. Tudo por medo de possíveis atentados terroristas. “Segurança é apropriado para este evento. É verdade que o aparato é maior do que o previsto há alguns anos, mas é o apropriado para o momento”, disse George Voulgarakis, ministro da Ordem Pública da Grécia.

Curitiba no roteiro da comemoração

O Paraná também teve seu momento de comemoração e homenagem ao acendimento da tocha olímpica. Ontem à noite, na Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Cristal, o cônsul honorário da Grécia em Curitiba, Contantino Comninos, comandou uma cerimônia em comemoração ao dia nacional da Grécia, que simultaneamente serviu como evento de lançamento dos Jogos Olímpicos de 2004 no Paraná.

Regressiva

No Rio de Janeiro, cidade por onde a tocha passará no dia 13 de junho, ontem foi dia de inauguração de um relógio de contagem regressiva para o grande dia. Sob o comando do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o relógio foi inaugurado marcando os 80 dias que faltam para a chegada do principal símbolo dos Jogos Olímpicos à cidade.

“Hoje é um dia especial para o Brasil. Esta é a primeira vez na história das olimpíadas que receberemos a tocha. Creio que se trata de um importante símbolo de reconhecimento para a nação”, disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

A tocha será transportada no Brasil por 120 pessoas e deverá percorrer 48 quilômetros pela cidade do Rio – que vai sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007 e é candidata a receber a Olimpíada de 2012.

A instalação do relógio em Copacabana coincidiu com o acendimento da tocha em Atenas – numa cerimônia que marcou oficialmente a abertura oficial do ano olímpico.

Voltar ao topo