Surpresa: bola de ouro vai para Kahn

O alemão Oliver Kahn converteu-se nesta terça no primeiro goleiro a receber o troféu Bola de Ouro, com o qual se distingue o melhor jogador da Copa do Mundo. A decisão surpreendeu os jogadores brasileiros, que consideravam Ronaldo e Rivaldo favoritos para o prêmio de melhor jogador.

O goleiro da Alemanha, no entanto, conquistou 147 votos (25%) dos 592 jornalistas credenciados pela Fifa para a eleição do melhor da Copa. Ronaldo ficou em segundo lugar – conquistando a Bola de Prata -, com 126 votos (21%), e Rivaldo em quarto, com 93 (16%). O terceiro colocado na votação foi ainda mais surpreendente: a Bola de Bronze ficou com o zagueiro coreano Hong Myung Bo, que recebeu 108 votos (18%).

Embora tivesse sido considerado o responsável pela classificação da seleção alemã para a decisão da Copa e escolhido pela Fifa – antes mesmo da final – melhor goleiro do Mundial, Kahn falhou no jogo decisivo contra o Brasil, rebatendo uma bola nos pés de Ronaldo, que marcou e abriu o caminho para a conquista do pentacampeonato pelo Brasil.

Mas a eleição do melhor jogador teve início no dia anterior ao da final. Estima-se que pelo menos a metade dos votos foi emitida durante a partida pela disputa do terceiro lugar, entre Coréia do Sul e Turquia, na cidade sul-coreana de Daegu. A outra metade da votação realizou-se entre os jornalistas que compareceram ao jogo final, em Yokohama, no Japão.

Nas copas anteriores, o anúncio do vencedor da Bola de Ouro era feito antes da partida final. Em 1998, Ronaldo foi escolhido melhor jogador do Mundial antes da derrota do Brasil para a França, um jogo marcado pela apatia do atacante brasileiro e pelo brilho do astro francês Zinedine Zidane.

Para a Copa do Japão e da Coréia do Sul, a Fifa e a Adidas – patrocinadora do prêmio – decidiram que a divulgação do ganhador do troféu só seria feita após a partida final. Uma comissão de técnicos e personalidades do futebol nomeada pela Fifa selecionou previamente dez jogadores, nos quais os jornalistas poderiam votar para escolher o melhor da competição. Além de Ronaldo e Rivaldo, outros dois brasileiros estavam na lista de pré-selecionados: Ronaldinho Gaúcho, que ficou em quinto lugar, com 54 votos, e Roberto Carlos, em oitavo, com 8 votos.

?Foi ridículo?, desabafou o goleiro brasileiro Marcos, ao ser indagado sobre a decisão da Fifa. ?O desempenho de Kahn não foi nada de especial. Se queriam dar o troféu a um goleiro, talvez o da Turquia (Recber Rustu) merecesse mais do que ele?, disse.

A Bola de Ouro foi instituída em 1982, quando foi conquistada pelo italiano Paolo Rossi. Maradona ficou com o troféu em 1986, Schillaci em 1990, Romário em 1994 e Ronaldo em 1998.

Voltar ao topo