Surfistas de 16 países abrem “perna brasileira”

Começa hoje o Onbongo Pro Surfing na Praia Mole, em Florianópolis. Ontem, centenas de surfistas aproveitaram para testar as pranchas que vão utilizar na competição que começa às 8h de hoje e vai até domingo.

Para o primeiro dia, está programada a realização das duas primeiras fases das triagens, envolvendo os atletas sem boa pontuação no ranking da Association of Surfing Professionals (ASP). No total, 208 atletas, competindo por 16 países, estarão em ação no único evento nível 6 estrelas da América do Sul. Entre os inscritos, trinta já fazem parte da elite do WCT, inclusive o vice-líder do ranking Joel Parkinson (AUS) e os ex-campeões mundiais Mark Occhilupo (AUS) e C. J. Hobgood (EUA), além do convidado especial Tom Curren (EUA). As principais estrelas são cabeças-de-chave e só vão estrear sábado, no sexto round do evento.

Válida como 36.ª etapa do World Qualifying Series (WQS), o evento é apresentado pela Nova Schin neste ano, tem patrocínio exclusivo da Onbongo e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes, com organização da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) em conjunto com a ASP South America. A premiação total é de US$ 125 mil em prêmios que serão divididos entre os 64 melhores do campeonato, com o campeão levando US$ 15 mil e 1.500 pontos no ranking de acesso à elite mundial. Diferente do ano passado, desta vez o Onbongo Pro Surfing vai inaugurar a “perna brasileira” de fim de ano do Circuito Mundial de Surfe Profissional, que será encerrada no Nova Schin Festival WCT Brasil 2004, nos dias 1.º a 10 de novembro, também em Santa Catarina.

Estes dois eventos serão decisivos, porque depois do Brasil os melhores surfistas do mundo seguem para o encerramento da temporada no Havaí, onde serão definidos os rankings que formarão a elite dos top-42 do WCT no ano que vem. Vários brasileiros estão na briga direta pelas últimas vagas na lista dos 15 indicados pelo WQS, como o paulista Renan Rocha (20.º lugar no ranking), o baiano Armando Daltro (21.º), o potiguar Danilo Costa (27.º) e o gaúcho Rodrigo Dornelles (30.º), que ganhou onze posições com o vice-campeonato conquistado no WQS 4 estrelas das Ilhas Canárias, encerrado sábado.

Voltar ao topo