Seleção turca recebe Dinamarca no jogo de número 500 de sua história

A seleção da Turquia receberá a Dinamarca nesta quarta-feira para um jogo histórico, o de número 500 de sua história, que será realizado na Türk Telekom Arena, em Istambul.

Os turcos também entram em campo para tentar mostrar um futebol melhor do que o apresentado nas últimas duas partidas das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, em que foram derrotados para Hungria e Romênia. A seleção comandada por Abdullah Avci tem apenas três pontos na sua chave.

As vésperas da partida contra a Dinamarca, o treinador perdeu o atacante Sercan Sararer, do Greuther Fürth, da Alemanha, que foi vetado devido a uma infecção estomacal. Nenhum outro jogador foi chamado para seu lugar. Na convocação, também não está o experiente zagueiro Hakan Balta, do Galatasaray, que perdeu espaço inclusive no seu clube.

Assim como os turcos, os dinamarqueses também estão em má fase nas Eliminatórias europeias, tendo empatado duas vezes e perdido uma na competição qualificatória. Com apenas dois pontos, a seleção nórdica está a quatro pontos da zona de repescagem.

Se não bastasse o mau momento, o técnico Morten Olsen tem seis desfalques, entre jogadores que vêm atualmente habitualmente como titulares. Entre os que ficarão de fora do jogo em Istambul estão o zagueiro Simon Poulsen, o meia Thomas Kahlenberg e o meia-atacante Dennis Rommedahl.

Com isso, o comandante nórdico precisou apelar para vários jogadores com pouca experiência na seleção. Entre eles, está Viktor Fischer, jogador de 18 anos, que marcou duas vezes na sua estreia como jogador do Ajax, no último fim de semana pelo Campeonato Holandês contra o Zwolle.

A principal preocupação de Olsen é quanto a falta de gols dos atacantes da equipe, principalmente de Nicklas Bendtner, da Juventus. Apesar de não viver jejum de gols, já que fez o de empate na partida contra a Bulgária, pelas Eliminatórias, o jogador é umdos mais cobrados do elenco.

Na história do confronto, turcos e dinamarqueses já seenfrentaram oito vezes. A vantagem é da seleção terceira colocada na Copa do Mundo de 2002, que venceu três duelos, contra um êxito dos nórdicos. Houve quatro empates.

Prováveis escalações:

Turquia: Volkan Demirel; Semih Kaya, Hasan Ali Kaldirim; GökhanGönül, Emre Belözoglu, Hamit Altintop, Arda Turan e Mehmet Topal;Umut Bulut e Burak Yilmaz. Técnico: Abdullah Avci.

Dinamarca: Stephan Andersen; Daniel Wass, Simon Kjaer, KrisStadsgaard, Michael Silberbauer; Nicolai Stokholm, Jakob Poulsen;Kasper Lorentzen (ou Emil Larsen) e Christian Eriksen; MichaelKrohn-Dehli e Nicklas Bendtner. Técnico: Morten Olsen.

Árbitro: Felix Brych (Alemanha).

Estádio: Türk Telekom Arena, em Istambul (Turquia).