Ronaldo enfrenta Turquia na superação

O atacante Ronaldo continuará realizando atividades específicas até readquirir a forma ideal. Ele reconheceu nesta sexta que vai enfrentar a Turquia ainda sem estar em ?ótimas? condições físicas. ?Durante o jogo o que vai valer é o poder de superação?, disse. Ronaldo disse que cumpriu com sucesso o planejamento feito em conjunto com a comissão técnica nos últimos meses, visando à estréia do Brasil na Copa do Mundo.

Por causa de problemas musculares recentes e das duas cirurgias que sofreu no joelho direito nos últimos dois anos, precisou de um cuidado especial, individualizado, desde que se apresentou à seleção. ?Nesses dias de fase de preparação, aprimorei o trabalho de explosão e de velocidade.? Sobre a Turquia e a provocação do zagueiro Alpay Ozalan, que chegou a dizer que não teria o menor problema em marcá-lo -, Ronaldo preferiu não alimentar polêmicas e até elogiou os adversários. ?São jogadores técnicos, muito fortes no aspecto físico, com grande poder de marcação.? Para o jogador da Inter de Milão, os outros integrantes do grupo do Brasil, Costa Rica e China, têm uma característica em comum: a gana.

Depois de dificuldades de adaptação ao fuso horário (em Ulsan são 12 horas a mais que em Brasília), Ronaldo finalmente conseguiu ter noites de sono ininterruptas nos últimos dias.

Sobre a responsabilidade do Brasil no Mundial, destacou que o fato de a equipe não ser apontada como grande favorita ajuda a tirar o ?peso? de jogadores mais inexperientes e pode acabar sendo um trunfo. ?Estamos mais tranqüilos que em 1998, quando vínhamos de um título e todo o mundo nos olhava como campeões de novo.? Ronaldo gostou de saber que a Fifa orientou os árbitros a agirem com mais rigor para coibir a violência. Disse que isso inibirá alguns zagueiros mais ?afoitos?.

Voltar ao topo