Ricardo Teixeira está no Peru para cobrar o título

Arequipa – O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tinha uma preocupação no Peru. Desmentir boatos de que havia dado “salvo conduto” a Carlos Alberto Parreira. Teixeira disse à Agência Estado que veio até a Arequipa cobrar o título da Copa América do treinador. Não importa se o time foi montado com jovens jogadores que nunca atuaram juntos.

“É o nome do futebol brasileiro que está em jogo. Não seria maluco de dizer ao Parreira: “jogue e pode perder”. Isso é uma mentira! Sei que a seleção tem suas dificuldades, mas terá de jogar para vencer a Copa América. Vou cobrar. Aliás, já estou cobrando”, disse o presidente na madrugada de quinta para ontem.

Logo após a partida, o dirigente conversou com os atletas, enquanto jantavam e disse que confiava no poder de superação deles para o Brasil ficar com mais esse título.

“O potencial dos nossos jogadores é alto e precisa ser colocado em prática. Não me venham com histórias que esse time é B. Colocou a camisa é Brasil e tem de jogar como Brasil.”

O presidente só reservou elogios a um jogador. “Para mim, a atuação do Júlio César foi maravilhosa. Ainda mais porque marcou a sua estréia na seleção brasileira. Mostrou futebol e personalidade. Estou empolgado como ele, jogou bem.”

Teixeira se defendeu das acusações dos organizadores de ter dado uma ?ducha de água fria? Copa América de haver prometido levar a seleção principal e depois acabou mandando ao Peru o ?time B?. “Eu já estou prestigiando a Copa América trazendo o Brasil até aqui. Na primeira rodada em Arequipa havia cerca de 32 mil pessoas no estádio. Vocês acham que estavam para ver o Chile, o Paraguai ou a Costa Rica? Queriam ver o Brasil. E as nossas grandes estrelas precisavam descansar para disputar as Eliminatórias. Foi a melhor decisão para o Brasil. Sou presidente da CBF e não da organização da Copa América no Peru. Minha responsabilidade é com o futebol brasileiro.”

Teixeira disse que irá enfrentar com todas as forças as federações menores da América do Sul para que a Copa América passe a ser disputada de quatro em quatro anos e não de dois em dois como acontece agora. E que valha pelas Eliminatórias. “Na próxima reunião da Sul-Americana irei buscar o apoio da Argentina e Uruguai e propor a Copa América de uma maneira racional – que classifique para o mundial. Os dez países da América do Sul seriam divididos em dois grupos. Classificariam os dois primeiros de cada grupo e o melhor terceiro. Ponto final. O calendário seria limpo. Duro será enfrentar essas federações pequenas que lucram em cima das grandes seleções.”

Haiti

Teixeira aproveitou para dizer que está confirmada a partida contra o Haiti no dia 18 de agosto, com a presença do presidente Lula. “Uma semana antes do jogo, a população terá de trocar armas por ingressos. Não haverá venda. Só troca por armas. O grande problema está sendo o gramado do estádio. Mas estamos dando um jeito”, diz o presidente.

Gols não “dobram” Parreira

Arequipa –

O atacante Vágner Love fez três gols no coletivo de ontem, entre os reservas e o Atlético Universidad, clube da Primeira Divisão do Peru. Mas não vai ser escalado na partida de amanhã, contra Costa Rica. Mais cedo, o técnico Carlos Alberto Parreira comparara os dois treinos anteriores de Vágner Love – o de excelente desempenho, no coletivo de segunda-feira, com o de menor brilho no dia seguinte. “Numa vez, ele fez quatro gols. Um dia depois, o escalei entre os titulares e não houve uma resposta tão boa. Tudo tem um escalonamento”, disse Parreira, ao rechaçar a possibilidade de dar, a curto prazo, uma vaga no time para o atacante.

O coletivo de ontem foi vencido pelos reservas por 4 a 1. O atacante Adriano, que jogou meio tempo, fez o outro gol da seleção. Para o clube local, marcou o brasileiro Vitor. Parreira disse pela manhã, que tem de ser o último cobrado pela ausência de Vágner Love no time titular. E deu sua explicação.

Comentou que dois meses atrás, o ex-jogador do Palmeiras nem sequer estava cogitado para integrar a Seleção Brasileira. “Fui eu que o convoquei, por méritos dele. Mas não é chegar e jogar. O Adriano e o Luís Fabiano tem uma bagagem na equipe.”

Time

Ele ainda não definiu quantas mudanças vai fazer. Kléberson, recuperado de contusão, está bem cotado para voltar. Com isso, Renato e Dudu Cearense disputariam uma vaga como primeiro volante. A opção por Maicon na lateral-direita, no lugar de Mancini, pode ser testada amanhã.

Parreira se mostrava preocupado ontem com o excesso de cartões amarelos no jogo com o Chile – cinco atletas punidos. Entre eles, o goleiro Júlio César.

Se houver um imprevisto e Júlio for novamente advertido com cartão, ficará fora da partida seguinte. Isso levaria o treinador a escalar o reserva Fábio no time e a escolher um jogador de linha para ficar entre os suplentes. Na eventualidade de isso ocorrer, o lateral Gustavo Nery seria o goleiro reserva.

Voltar ao topo