Prudente mostra eficiência e derrota o Grêmio por 2 a 0

Mostrando um futebol forte na marcação e eficiente nos contragolpes, o Prudente venceu o Grêmio por 2 a 0, neste domingo, no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (interior de São Paulo), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória poderia ter sido conquistada, inclusive, com maior vantagem no placar. O que mais surpreendeu foi a apatia gaúcha, sem força ofensiva.

O resultado deixou o time paulista, em recuperação, na 12.ª posição, com 12 pontos. O Grêmio, com nove pontos, entrou na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos e uma campanha ruim. Em nove jogos foram quatro derrotas, três empates e duas vitórias. Um saldo negativo que pode custar o emprego do técnico Silas.

O Prudente surpreendeu positivamente com uma forte marcação. Os volantes Rodrigo Mancha e João Vitor dominaram o setor de meio de campo, facilitando o trabalho dos zagueiros. Além disso, os laterais Paulo César e Marcelo Oliveira eram rápidos para puxar os contragolpes. Ao contrário, o Grêmio tinha muitas dificuldades para sair da defesa, praticamente neutralizado pela marcação paulista.

A primeira chance de gol foi gaúcha, com Edilson cobrando falta aos sete minutos. Giovanni espalmou para escanteio. Mas o volume do time da casa logo acabou traduzido em gol. Aos 22, Edilson cometeu falta feia sobre Marcelo Oliveira, inclusive recebendo cartão amarelo. Na cobrança, na lateral esquerda da grande área, Paulo César chutou forte e a barreira, formada apenas por Jonas e Edilson, abriu. A bola passou entre os gremistas e atrapalhou a defesa de Victor.

O Prudente poderia ter ampliado o placar porque criou duas chances reais. Aos 30 minutos, num chute de esquerda de Wanderley, defendido por Victor em dois tempos. E aos 32 com Wesley, que recebeu passe de João Vitor e, dentro da área, se atrapalhou na finalização e permitiu a defesa do goleiro gremista.

No início do segundo tempo, o Prudente teve um pênalti a seu favor ainda aos 30 segundos. Wanderley enfiou a bola entre as pernas do zagueiro Rodrigo, que cometeu a penalidade máxima com o corpo. Mas o goleiro Victor caiu bem do lado direito e espalmou a cobrança de Paulo César, aos dois minutos, evitando o segundo gol.

O cenário do jogo, porém, continuou favorável ao Prudente, pelo menos, até os 20 minutos quando aconteceu a expulsão de João Vitor. Ele colocou a mão na bola e recebeu o segundo cartão amarelo. A partir daí, o time paulista priorizou a marcação, mas não teve muito trabalho diante de um Grêmio impotente, que não chegou ao ataque e nem finalizou. Nos acréscimos, num outro contragolpe eficiente, Flavinho fez o passe para Wanderley que, dentro da área, bateu de primeira e fez 2 a 0.

Na próxima quarta-feira, pela 10.ª rodada, o Prudente vai enfrentar o São Paulo, no Morumbi, a partir das 19h30. No estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Grêmio vai receber o Vasco, às 21h50.

Ficha técnica

Prudente 2 x 0 Grêmio

Prudente – Giovanni; Paulo César, Leonardo, Anderson Luís e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, João Vitor, Carlos Eduardo (Diogo) e Deyvid Sacconi (Anderson Ataíde); Wanderley e Wesley (Flavinho). Técnico: Toninho Cecílio.

Grêmio – Victor; Edilson (Maylson), Rafael Marques, Rodrigo e Neuton; Adilson, Fábio Rochemback, Hugo e Douglas (Roberson); Jonas e Borges (André Luís). Técnico: Silas.

Gols – Paulo César, aos 22 minutos do primeiro tempo; Wanderley, aos 46 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Anderson Luís (Prudente); Edilson, Rodrigo e Neuton (Grêmio).

Cartão vermelho – João Vitor (Prudente).

Árbitro – Arilson Bispo da Anunciação (BA).

Renda – R$ 63.650,00.

Público – 4.163 pagantes.

Local – Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP).