PR comanda ginástica dos JUBs

Os atletas universitários paranaenses são os que obtiveram maior número de medalhas na modalidade de ginástica olímpica feminina e masculina dos 51.º Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2003. O Paraná conquistou 17 medalhas de ouro, oito de prata e seis de bronze, um total de 31 medalhas. São Paulo ficou em segundo lugar, com 15 medalhas ao todo.

As competições aconteceram nas dependências do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Olímpica, atual sede dos treinos das equipes permanentes da CBGin, que estão se preparando para o pan e o mundial de ginástica.

Na ginástica olímpica masculina e feminina, por equipe, individual geral e por aparelhos, o melhor desempenho foi dos atletas representantes da Faculdade Dom Bosco, do Paraná.

Os paulistas levaram nove medalhas de prata e seis de bronze para as Universidades e Faculdades Integração, Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia, Universidade de Guarulhos, Unip, Unimes, Unimonte. As Universidades e Faculdades Udesc, Furb e UFSC, de Santa Catarina, levaram medalha de bronze por equipe.

Somente a ginasta Camila Comin (Dom Bosco) levou seis medalhas de ouro: equipe, individual geral e nos quatro aparelhos. Já o destaque das competições masculina foi Mosiah Rodrigues (Dom Bosco) que também conseguiu seis medalhas: ouro por equipe, individual geral e nos aparelhos cavalo com argolas, barra fixa e paralela, além de um bronze no solo. Também representaram as Faculdades Dom Bosco os ginastas Rogério Pereira, Michel Conceição, Heine Araújo e Coral Borda.

Na categoria individual geral masculino a prata e bronze também foram para a Faculdade Dom Bosco do Paraná. Michel Conceição levou a prata e Rogério Pereira o bronze. No feminino Heine Milani de Araújo ficou com a prata (Dom Bosco) e Roberta Terra Monari (Unip) com o bronze.

Rítmica

As atletas universitárias da ginástica rítmica também tiveram a oportunidade de competir no mesmo tablado que está sendo utilizado pela equipe individual que se prepara para o pan e mundial. Gisela Batista foi a campeã individual geral, representando a (UVV) do Espírito Santo. Em 2.º lugar ficou Camila Nunes da (Unifacs) de Salvador e em 3.º Amanda Santos da (UFBA) da Bahia.

Seis vagas na Universíade

Nos primeiros quatro dias de disputa, o Paraná mostrou que é uma das forças dos Jogos Universitários Brasileiros ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os atletas paranaenses se destacaram, além da ginástica olímpica, também no tae kwon do e no tênis de campo.

No Tae Kwon Do, cinco atletas paranaenses venceram em suas categorias e conseguiram classificação para a Universíade, que este ano será disputada em Daegu, na Coréia do Sul, de 21 a 31 de agosto. São eles, todos de Londrina: Talita Purga (51 a 55 kg), Graziela Tangerino (63 a 67 kg), Renata Pereira (55 a 59 kg), Natália Falavigna (67 a 72 kg) e Rodrigo Ferla (67 a 72 kg). O Brasil terá mais 11 atletas e os mestres paranaenses Kang, Paulo Roberto, Rodrigo Reis e Maurício Freitas, entre outros técnicos da CBDU.

Tetra

No tênis, o estudante de administração da PUCPR, Rafael Kompstacher, 22 anos, conquistou o tetracampeonato dos JUBs e garantiu classificação pela segunda vez consecutiva para a Universíade, que são disputadas de dois em dois anos. Em 2001, Rafael esteve em Beijing, na China.

Paulistas dominam judô universitário

A Federação Paulista Universitária de Esportes (Fupe) mostrou sua força ao dominar com facilidade e conquistar o título do torneio de judô, assegurando nada menos que dez atletas entre os quatorze que irão representar o Brasil na Universíade de Daego, na Coréia do Sul.

Segundo o professor Ney de Lucca Meking, que coordenou a modalidade nos JUBs, o índice técnico mostrado pelos judocas, tanto no masculino como no feminino “nos dá boas esperanças de que poderemos esperar bons resultados e, por que não, algumas medalhas da Universíade”.

No masculino, São Paulo ficou com oito medalhas de ouro; Minas Gerais, uma, e Rio de Janeiro, outra. No feminino, São Paulo com cinco de ouro; Minas uma, e Rio Grande do Sul, uma.

Programa

Nos desportos coletivos, a programação geral para esta quarta-feira marca jogos de futebol de salão feminino e masculino, nos ginásios do Colégio Divina Providência, entre 13h30 e 16h30, e no da ASPP (Santa Quitéria), entre 13h30 e 16h. O basquete terá confrontos no ginásio do Colégio Bagozzi (Marelo), entre 9h e 15h. Handebol: no ginásio da PUC – jogos entre 14h e 18h, e no ginásio da Universidade do Esporte, também das 14h às 18h.

Surpresa no Atletismo

Depois de um amplo domínio paulista, que pelos últimos vinte anos comandou as competições de atletismo dos JUBs, ontem o Rio Grande do Sul foi o responsável pela maior surpresa da edição 2003 dos Jogos Universitários. Ao final da terceira rodada do torneio de atletismo, a equipe gaúcha encerrou o dia na frente dos paulistas, somando 158 pontos, contra 121, no masculino. A FPDU ocupava a quinta posição (27 pontos) ao final do programa de ontem, atrás do Rio (97,5) e da Upis (29).

No feminino porém, as paulistas seguem na frente. A Fupe soma 138 pontos, contra 120 do Rio. A FPDU não figura entre os 12 primeiros.

Voltar ao topo