Paulo Campos fica e Paraná apresenta 12 reforços

t1x060105.jpg

Campos vai trabalhar com
várias novidades no time.

Nada menos que doze novos atletas se apresentaram ontem ao Paraná Clube. No total, 29 jogadores estiveram na Vila Capanema. Uma situação oposta ao desolador quadro de um ano atrás, quando apenas oito atletas se reapresentaram. Muitas caras novas, alguns jogadores em período de testes e velhos conhecidos da torcida tricolor compõem o perfil do elenco para a disputa do Campeonato Paranaense deste ano.

Vários titulares de 2004 já estão fora dos planos. O caso mais recente envolve os meias Cristian e Marcel. A dupla vai vestir em 2005 a camisa do Palmeiras. O empresário Vagner Ribeiro cedeu Marcel por empréstimo ao clube paulista, que também adquiriu de Odário Durães 70% dos direitos federativos de Cristian. Assim, o Paraná continuará tendo 30% do atleta em futuras transações. Os detalhes do acordo só serão anunciados amanhã, quando Cristian se apresenta no Palestra Itália. Na questão de Marcel, o Tricolor receberá 20% do valor da negociação, segundo acordo preexistente.

Já haviam se desligado do clube o lateral-direito Etto (vendido pelo Criciúma ao futebol russo), o meia Fernando (Córdoba-ESP) e o atacante Galvão (que está fechando com o Sanfrecce Hiroshima-JAP). Há ainda transações em andamento envolvendo o lateral Edinho (Fluminense ou Ponte Preta) e o meia Canindé (São Caetano ou Palmeiras). Diante disso, o Tricolor e seus parceiros comerciais trataram de buscar opções para o início desta temporada. Dez reforços já haviam sido anunciados e destes apenas o meia Alberoni não chegou, o que ocorrerá até amanhã.

André Chu, Jefferson e Marlon Portela já haviam se apresentado na terça-feira. Ontem, outros cinco reforços começaram a trabalhar no clube. Os atacante Marlon e Elionar (o jogador pediu para ser chamado pelo seu primeiro nome) retomaram os treinos, pois já haviam sido contratados no mês passado. As outras novidades são: Hideo, Juliano e Toledo. O Paraná também decidiu abrir espaço para dois jogadores que iniciaram período de testes, o meia-atacante Adriano (ex-Juventus e irmão de Wellington Paulista) e o atacante argentino Juan, que disputou a segunda divisão de seu país pelo Temperley.

À tarde, dois laterais se apresentaram. O ala-direito Toni chegou a Curitiba no fim da tarde e hoje começa a trabalhar. Para o lado esquerdo, diante da eventual saída de Edinho, o Paraná confirmou a volta de Wesley, que foi titular da equipe no início do último Brasileiro. Fechando o grupo, quatro ex-jogadores das categorias de base do clube. O lateral-direito Erivélton e os atacantes Edivaldo e Róbson serão avaliados por Paulo Campos, assim como o meia Altiere, recém-promovido das categorias de base. Também dos juniores virão, assim que terminar a Copa São Paulo, os zagueiros Alison e Albadilon e o atacante Vandinho.

Paulo Campos renova e já projeta um "novo Paraná"

Paulo Campos segue dando as cartas no Paraná Clube. Foram necessários pouco mais de quinze minutos para que o técnico acertasse com a diretoria a renovação de seu contrato por mais uma temporada. Isso porque os pontos básicos da discussão não estavam relacionados a questões financeiras, mas profissionais.

O treinador mostrou seu projeto de trabalho e destacou a necessidade de se aperfeiçoar a estrutura do departamento de futebol, com melhores condições para treinamentos, sem deixar de lado a qualidade do elenco para 2005.

"Sempre deixei claro que só gostaria de ficar se sentisse por parte da diretoria a ambição de fazer uma boa campanha no paranaense e no brasileiro", comentou Paulo Campos. Logo ao sair da reunião, fez sua primeira promessa para este início de temporada. "Asseguro que o Paraná não irá passar pelo vexame de quase cair para a segunda divisão do Estado. O primeiro objetivo é, no mínimo, chegar à fase semifinal. Depois disso, a briga pelo título será uma questão natural", avisou o técnico paranista.

Assim como em seu contrato anterior – que previa premiação pela permanência na primeira divisão nacional – bonificações por objetivos foram estabelecidas. "Há um prêmio pelo título estadual. Além disso, foi definida uma tabela de prêmios para classificação à sul-americana, à Libertadores e ao título do brasileiro de 2005", explicou o vice de futebol José Domingos. "Fico feliz porque muita gente se valorizou com o trabalho que desenvolvemos. Agora, é dar continuidade ao que fizemos no ano passado."

Paulo Campos utilizou a saída de vários atletas para clubes de maior expressão como tema de sua palestra de boas- vindas aos reforços já contratados pelo Paraná Clube. "Mostrei a eles que o Paraná é uma vitrine e que cabe a cada um realizar o seu melhor. Com essa vontade de vencer que esses garotos têm vamos em busca de nossas metas." O técnico também agradeceu aos mais experientes pelo que foi feito em 2004, ressaltando que Marcel, Cristian e Galvão – citados como exemplos – só conseguiram destaque graças à sustentação dada pelos jogadores de defesa, como Fernando Lombardi, Émerson, Axel, Beto e Messias.

Mesmo perdendo jogadores de qualidade, Paulo Campos aposta suas fichas em atletas jovens e que lutam por um crescimento profissional. Foi com essa diretriz que indicou o zagueiro Juliano e os meias André Chu e Alberoni. O técnico não se mostrou preocupado com a chegada de vários atletas desconhecidos, até mesmo para ele. "Haverá um processo natural de seleção", assegurou.

Émerson e Flávio sem contrato

O goleiro Flávio não se apresentou e somente hoje volta a discutir a renovação de seu contrato. O jogador confirmou à Tribuna seu desejo de permanecer no clube, desde que o objetivo seja disputar títulos nesta temporada. "Tô cansado de só ficar brigando para não cair. Se o grupo for forte, o acerto deverá ocorrer", afirmou o Pantera, que chegou em Curitiba por volta das 21h, após passar as férias em Maceió.

Flávio é peça importante na equipe que começa a ser projetada por Paulo Campos, que também espera a definição com o zagueiro Émerson. O jogador conversou com a diretoria e praticamente acertou a renovação por mais uma temporada. Só que como ontem foi seu aniversário – completou 30 anos – pediu para se apresentar somente hoje. "Está tudo bem ajustado. É só uma questão de formalizarmos o contrato", comentou o vice de futebol José Domingos.

O lateral-esquerdo Vicente e o atacante Maranhão também se apresentam hoje e já definiram permanência no elenco que disputa o Campeonato Paranaense. "A partir destes últimos acertos, a base estará montada. Mas, sempre haverá possibilidade para novas contratações, se necessário", disse Domingos. Isso seria viabilizado a partir da entrada dos recursos gerados pelas transações de Cristian, Marcel e Galvão.]

Paraná fecha parcerias também para exames

Os quatro primeiros dias de preparação serão inteiramente dedicados a exames clínicos e testes físicos. Situação necessária diante da quantidade de atletas novos que estão desembarcando no Paraná Clube. Os departamentos médico e físico viabilizaram convênios com clínicas, hospitais e universidades para que todo o grupo receba a necessária atenção neste início de temporada. O objetivo é que até a próxima segunda-feira, a comissão técnica tenha em mãos um relatório completo de cada jogador.

Algumas das avaliações já foram realizadas ontem, na Uniandrade. O clube está utilizando o departamento de fisiologia da entidade para avaliar detalhadamente a condição atlética de seus jogadores. Dois grupos – um pela manhã e outro à tarde -passaram por testes de força, flexibilidade, potência e percentual de gordura. O trabalho mais desgastante ficou para hoje, quando será testado o limiar aeróbio dos atletas na esteira. O exame cardio-respiratório é demorado, sendo que em média gasta-se quinze minutos com cada integrante do grupo.

Paralelamente a isso, os médicos também cuidam da saúde e do coração dos jogadores. Hoje pela manhã, o elenco se apresenta em jejum para a retirada de sangue visando os exames laboratoriais, que serão realizados pelo Laboratório Champagnat. Logo após o café da manhã, os atletas serão divididos em grupos. Enquanto alguns seguem para os testes fisiológicos, outros irão para o Hospital do Coração, onde passarão por detalhada avaliação. Estão agendados eletrocardiogramas e testes de esforço, mas havendo necessidade até exames mais específicos – como o ecodopler – poderão ser executados, segundo o responsável médico do Tricolor, Mothy Domit.

Este novo procedimento foi adotado nesta temporada, atendendo às determinações da Sociedade de Medicina Esportiva, que estabeleceu diretrizes para testes de pré-participação. Como alguns jogadores só se apresentarão nos próximos dias, estes testes podem ser prorrogados até o início da próxima semana.

Verdão leva a "meiuca"

São Paulo – Os meias Marcel e Cristian, ambos do Paraná Clube, são os novos reforços do Palmeiras para o Paulistão e a Copa Libertadores. Já o meia Felipe, que estava negociando com os dirigentes palmeirenses, acertou com o Fluminense.

Marcel, de 23 anos, tem seus direitos federativos presos ao empresário Wagner Ribeiro e chega por empréstimo. Atuou nas categorias de base do Santos e passou pelo futebol japonês, São Vicente e União Barbarense.

Cristian, de 25 anos, tinha propostas até melhores do que a do Palmeiras, mas a possibilidade de disputar a Libertadores fez a diferença. Seus direitos federativos foram adquiridos em definitivo.

Quem está muito perto do Palestra Itália é uma dupla do Guarani: o zagueiro João Leonardo e o atacante Evandro Roncatto, ambos de 19 anos. Falta resolver apenas a forma de pagamento. O clube de Campinas quer US$ 1,5 milhão pela compra dos direitos federativos ou R$ 300 mil, além do empréstimo do atacante Kahê e do volante Alceu. Mas o Palmeiras não pretende emprestar Alceu.

Voltar ao topo