Futuro em campo

Paraná pode jogar repleto de garotos contra o Tupi

Willam (esq.), Jhony (centro) e Birigui (dir.). Três dos garotos campeões sub-17 que estão com o time principal e podem encarar o Tupi. Foto: Henry Milléo

O Paraná Clube iniciou ontem a última semana de treinamentos na temporada. Na próxima sexta-feira (25), o Tricolor se despede de 2016 contra o Tupi, às 19h15, na Vila Capanema, pela última rodada da Série B. Como os mineiros já estão rebaixados para a Série C, a partida servirá apenas para cumprir tabela e para que a garotada ganhe mais uma chance na equipe paranista.

Após o empate em 1×1 com o Ceará no sábado passado, o técnico interino, que também vê neste jogo contra o Tupi a chance de ser efetivado, adiantou que a tendência é que o Paraná vá a campo com um time ainda mais repleto de jovens revelados em casa. Em Fortaleza, o Tricolor iniciou com quatro garotos (Johny, Alesson, Leandro Vilela e Yan Phillipe), além do goleiro Hugo, que entrou no intervalo e pode até ser titular contra o Tupi, uma vez que Marcos já renovou contrato e pode ganhar férias antecipadas.

“Para a última rodada, é pensar numa equipe com mais garotos. Vamos reavaliá-los essa semana. Tem que saber o momento certo de lançá-los, mas se eles tiverem condições para 2017, por que não aproveitá-los?”, disse o treinador, em uma clara preparação para a próxima temporada.

“Jogar na base é diferente de um jogo profissional, mas a avaliação foi positiva. Poderíamos até ter uma melhor sorte. Eles cumpriram exatamente o que havíamos proposto”, completou ele.

No banco de reservas, Fernando Miguel tinha à disposição outras revelações: os volantes Gabriel Furtado e Claudevan e o atacante Rafael Furtado, curiosamente irmão gêmeo do volante de mesmo sobrenome. Assim como os irmãos, Johny e Alesson, relacionados para o jogo contra o Ceará, o lateral-direito William, o zagueiro Birigui, o lateral-esquerdo Gabriel Pires e o atacante Paulo Bessa, campeões paranaense sub-17, estão treinando com o time principal e podem ganhar uma chance.

Mesmo com os retornos dos atacantes Lúcio Flávio e Fernando Karanga, que cumpriram suspensão na rodada passada, Fernando Miguel deve apostar na garotada, uma vez que o jogo será um teste para a formação do elenco para 2017. Por outro lado, também é a chance de outros jogadores que pouco atuaram na temporada mostrarem serviço. O comandante paranista já fez isso ao testar o lateral-direito Lucas Taylor, autor do gol no Castelão, inclusive no ataque, e o atacante Núbio Flávio, ambos com contrato com o Tricolor até o final do ano.

Até o duelo contra o Tupi, o elenco realizará mais três treinamentos, tempo para o comandante paranista analisar e as melhores opções e escalar o time.