Campanha de acesso

Paraná Clube tem o terceiro melhor aproveitamento entre os times da Série B

Se depender dos números deste ano, o Paraná pode ter muito o que comemorar no final da Série B. Foto: Arquivo

Com mais uma semana e meia para treinamentos, o Paraná Clube já se prepara para a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, diante do ABC, sábado (13), às 16h30, no Frasqueirão. A competição, aliás, é o principal objetivo do Tricolor na temporada, que quer voltar à elite do futebol brasileiro depois de dez anos. Se depender dos números, do próprio time paranista, e também dos concorrentes, o acesso pode virar realidade.

Até aqui, o Paraná disputou 22 partidas, entre Paranaense, Copa do Brasil e Primeira Liga. Venceu 12, empatou sete e perdeu apenas três vezes, tendo um aproveitamento de 65% dos pontos disputados. De todos os participantes da Série B, apenas Ceará (71,9%) e Luverdense (71,4%*) tiveram um rendimento melhor em números. O Vozão, inclusive, conquistou na quarta-feira (3) o título do Campeonato Cearense. Os demais ficaram abaixo, com alguns tendo até dificuldades.

O Figueirense, por exemplo, foi o pior dos 20 times até aqui. Somou apenas 31,8% dos pontos disputados e quase foi rebaixado no Campeonato Catarinense, escapando por um ponto. Quem também não foi bem foi o Brasil de Pelotas, que, com 33,3% também lutou até o fim pra não cair no Campeonato Gaúcho, Juventude, que tem os mesmos 33,3% de aproveitamento, mas porque jogou mais jogos, sendo eliminado na Copa do Brasil e nas quartas de final do Estadual, e Oeste, que passou longe de brigar pelo acesso na Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Primeiro adversário do Tricolor, ABC comemorou o título estadual na segunda-feira (1). Foto: Andrei Torres/ABC
Primeiro adversário do Tricolor, ABC comemorou o título estadual na segunda-feira (1). Foto: Andrei Torres/ABC

Boa Esporte e Guarani são outros que estão na segundona de seus estados. Os paulistas foram eliminados na primeira fase, enquanto os mineiros ainda sonham com o acesso. Já América-MG, Criciúma e Náutico passaram longe de qualquer chance de conquista.

Por outro lado, se o aproveitamento dentro de campo não foi dos melhores, no desempenho nas competições muitos times foram muito bem. O melhor deles, até aqui, é o ABC, que somou 62,2% dos pontos possíveis, mas foi campeão potiguar na última segunda-feira (1). CRB, Goiás, Internacional, Paysandu e Vila Nova também chegaram às finais estaduais e ainda disputam o título, além do Ceará, já campeão, enquanto o Luverdense disputa a decisão da Copa Verde contra o Paysandu.

Principal favorito na Série B, Internacional está na final do Gaúcho, nas oitavas da Copa do Brasil e 100% na Primeira Liga. Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Principal favorito na Série B, Internacional está na final do Gaúcho, nas oitavas da Copa do Brasil e 100% na Primeira Liga. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Nos torneios regionais, aliás, alguns clubes foram melhores que nos estaduais, casos de Internacional e Londrina, que tiveram 100% de aproveitamento na primeira fase da Primeira Liga.

Projeções

Por ser o time mais rico e de maior expressão, o Colorado larga na frente como candidato ao título e, principalmente, ao acesso. Pelo que apresentaram até aqui, ABC, Ceará, Goiás, Londrina e Paysandu são outros que aparecem com um certo favoritismo e brigam com o Paraná Clube por uma vaga.

No entanto, vale ressaltar que de todos os 20 clubes, apenas o Inter, Tricolor e Papão ainda disputam a Copa do Brasil e um torneio regional. Ou seja, pelo que apresentou até aqui, o time paranista já mostrou que tem totais condições de, enfim, largar a Série B.

Confira o aproveitamento de cada adversário do Tricolor na Série B*:

ABC – 30 jogos – 62,2%
América-MG – 18 jogos – 46,2%
Boa – 19 jogos – 56,1%
Brasil de Pelotas – 14 jogos – 33,3%
Ceará – 19 jogos – 71,9%
CRB – 25 jogos – 64%
Criciúma – 25 jogos – 48%
Figueirense – 22 jogos – 31,8%
Goiás – 23 jogos – 59,4%
Guarani – 19 jogos – 52,6%
Internacional – 25 jogos – 62,6%
Juventude – 14 jogos – 33,3%
Londrina – 20 jogos – 61,6%
Luverdense – 21 jogos* – 71,4%
Náutico – 19 jogos – 50,8%
Oeste – 21 jogos – 33,3%
Paysandu – 21 jogos* – 61,9%
Santa Cruz – 22 jogos – 62,1%
Vila Nova – 19 jogos – 47,3%

*A matéria foi atualizada após o confronto Luverdense 3×1 Paysandu, realizado na noite de quinta-feira (4), válido pelo jogo de ida da final da Copa Verde