Concessão

Paraná Clube pode “virar dono” da Vila Capanema

Acordo com o Governo Federal pode garantir estádio ao Paraná. Foto: Jonathan Campos.

Paraná Clube está próximo de garantir a concessão pública da Vila Capanema para as próximas décadas. A expectativa é que o acordo seja decretado até o final de junho, durante a Copa do Mundo na Rússia. As tratativas com o governo federal estão avançadas e o estádio ficará sob responsabilidade do clube por no mínimo 30 anos, com possibilidade do trato ser fechado para os próximos 50 anos.

“O Paraná Clube está na ponta da agulha para conseguir a concessão. Acredito que até o final de junho teremos uma situação resolvida. O governo federal entende que a concessão deve ser de 30 anos, mas os clubes querem de 50 anos. Ainda estamos negociando esse período, mas com otimismo. Neste tempo, o clube ficará responsável pelo imóvel e responsável por todos os cuidados, pagamentos e manutenção do bem”, explica o deputado federal João Arruda, que assumiu a função de intermediador entre Paraná e governo.

O Ministro do Esporte, Leandro Cruz, visitou a Vila Capanema na última semana em uma ação de tratativas do governo com clubes que tem patrimônios com pendências com a União. “Nós estamos tentando facilitar as coisas por essas demandas dos clubes”, explicou Cruz em entrevista coletiva.

Além do Paraná, outras agremiações tem situação semelhante ao Tricolor. Operário de Ponta Grossa, Tubarão, São Caetano, Portuguesa Santista e Santos também travam disputas judiciais com a União por conta de terrenos antigos.

Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!

A concessão paranista não elimina a possibilidade de um acordo para a posse definitiva do Durival Britto e Silva pelo clube. O imbróglio para definir quem é o dono estádio já dura 47 anos. A União alega ser proprietária, mas pode ceder a disputa jurídica se o Paraná entregar imóveis como permuta.

Em nota oficial, o clube comemorou a aproximação do acordo. “Mostramos tudo o que vem sendo feito por esta diretoria nesse trabalho de resgate do Paraná Clube, nas áreas esportiva e financeira”, destacou o presidente Leonardo Oliveira.