Cartilha preparada

Paraná Clube já tem definida programação da pré-temporada de 2019

Tricolor terá 18 dias de pré-temporada, que será dividida em quatro blocos para tentar deixar jogadores em forma o mais rápido possível. Foto: Arquivo

Enquanto a diretoria segue no mercado em busca de reforços para 2019, a comissão técnica do Paraná Clube já está com o planejamento da pré-temporada alinhado para iniciar os trabalhos no dia 2 de janeiro, no CT Ninho da Gralha, em Quatro Barras. A parte física do elenco terá o comando do preparador Rodrigo Rezende, que trabalhará em conjunto com outras áreas do clube durante os 18 dias de preparação até a largada no Campeonato Paranaense diante do Operário, dia 20, na Vila Capanema. Será, na verdade, a retomada da metodologia de trabalho que, em 2018, foi deixada de lado por conta das constantes mudanças de comando na preparação física do time paranista.

+ Leia também: Tricolor pode faturar grana alta com possível venda de Giuliano

“A gente retoma a metodologia de trabalho, que acontece de uma forma integrada, onde todos tem participação. A fisiologia, nutrição, fisioterapeutas e médicos. Nossa metodologia é sistêmica, onde os trabalhos estão todos integrados e inseridos em relação ao modelo de jogo adotado pelo treinador”, explicou Rezende em entrevista exclusiva à Tribuna do Paraná.

A pré-temporada do Paraná Clube, na verdade, já começou. A preparação física está realizando um acompanhamento a distância através de uma planilha de treinamento. “Todos os atletas receberam essa planilha de treinamentos que foi feita por nós. Seja os jogadores que ficaram ou também aqueles que são novos e que ainda não conhecemos. Eles receberam essas planilhas para que não cheguem despreparados, abaixo fisicamente e para que a gente ganhe tempo”, comentou.

Apesar da dificuldade no setor de preparação física em 2018, Rodrigo Rezende ressaltou que o investimento feito pelo Tricolor na compra de equipamentos foi o grande legado desta temporada. “Foi criado o Centro Integrado de Performance e Prevenção com equipamentos pneumáticos, estrutura de GPS de última geração. Temos um espaço muito bom e que nos dá condição de retomar a nossa metodologia de trabalho que está bem desenhada para 2019”, acrescentou ele.

+ Mais na Tribuna: Paraná Clube encaminha acerto com mais três jogadores para 2019

Serão 18 dias de preparação dentro do CT Ninho da Gralha. Os jogadores ficarão concentrados no mesmo local. O tempo é curto, segundo Rezende. No entanto, é o que permite o calendário do futebol brasileiro, onde os clubes precisam se adequar e fazer o possível nesse tempo para preparar seus elencos da melhor maneira visando toda a temporada.

“Serão somente 18 dias de preparação. Diria que seria um terço da preparação ideal. Mas sabemos que o futebol brasileiro é assim. A vantagem é de termos os dois primeiros jogos do Campeonato Paranaense em Curitiba. A primeira viagem será somente no dia 27 para Maringá”, avisou.

Rodrigo Rezende explicou que, durante os 18 dias de preparação e confinamento, os trabalhos da pré-temporada serão divididos em quatro blocos. O primeiro será voltado para as avaliações e ao período de adaptação. Depois, é o bloco caracterizado pelo volume de trabalho, intensidade de trabalho e sobrecarga. O terceiro será o período com simulados de jogos, com a realização de um ou dois jogos-treinos ou amistosos. No quarto bloco será o período de especificidade, que será na semana da estreia.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

“Paralelo a tudo isso e a esses blocos nesse período, tem um programa que chamamos de Profisin. É um programa físico individualizado. Aqueles atletas que não estiverem na forma ideal, ou apresentarem um desequilíbrio muscular, retornando de algum tipo de lesão, terão uma programação paralela, individualizada. Vamos respeitar a situação de cada um para ter um grupo mais homogêneo possível”, informou o preparador.

Ainda de acordo com ele, diante da sequência de jogos, a comissão técnica poderá fazer um revezamento de atletas. No entanto, isso será definido durante a pré-temporada. “Do 19º dia em diante, serão dois jogos por semana. Então, vai ser muito importante jogar e recuperar esses atletas. Se possível revezar os atletas para que não sofram tanto”, concluiu o preparador físico do Tricolor.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!