Última cartada

Paraná Clube entra no segundo turno com ‘vantagens’ sobre concorrentes

Paraná Clube vê na Vila Capanema a arma pra vencer os concorrentes diretos. Foto: Jonathan Campos

O Paraná Clube inicia neste sábado, diante do ABC-RN, na Vila Capanema, o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Os próximos 19 jogos serão decisivos para o Tricolor seguir vivo na briga por uma vaga no G4 e é a última oportunidade para conquistar o acesso.

“Agora é um novo campeonato, começa o segundo turno e é a hora da decisão. Temos que pensar a cada jogo. Sábado, contra o ABC, vai ser um jogo muito importante, começa em casa, com apoio da torcida. A gente tem feito o papel em casa. É pensar cada jogo como eu falei. É dar cada passo em busca do G-4, que é o mais importante”, apontou o meio-campista Minho.

A aposta paranista é justamente na Vila Capanema. Melhor mandante da Série B, com 74,07% de aproveitamento (seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota), o Paraná ainda fará mais dez jogos em casa. Entre os dez primeiros colocados, é, ao lado de Internacional, Vila Nova, Ceará, Criciúma e Boa Esporte, um dos que fará uma partida a mais como mandante no returno. Além disso, pega nada menos do que sete concorrentes diretos, considerando todos os que tem, pelo menos, 27 pontos conquistados.

Ou seja, se mantiver este mesmo aproveitamento, o Tricolor somará entre 15 e 16 pontos nestes duelos, chegando a, na melhor das hipóteses, 43 pontos, com mais doze jogos, sendo três em casa e nove fora, precisando de mais 20 pontos para chegar à média necessária para terminar no G4, que é de 63 pontos.

No entanto, se obtiver este desempenho na Vila, o Paraná Clube também irá segurar seus concorrentes. Em um exemplo prático e objetivo, se o time ganhar de Vila Nova e Juventude em casa, já subirá a 33 pontos. Aliado a mais uma derrota de cada um já colocaria o time no pelotão de cima, tamanho o equilíbrio. Tanto que, neste ano, o número mágico para conquistar o acesso deve diminuir.

Confira a tabela completa da Série B!

Só que para a conta fechar, o ideal é voltar a vencer também fora, para ‘acumular gordura’. O Tricolor tem apenas sete pontos somados e é o terceiro pior visitante, com 23,33% de aproveitamento, à frente apenas de Luverdense (20%) e ABC (18,52%).

“Temos que nos preparar. Aquele detalhe que levamos gol no primeiro turno, não podemos tomar agora. Já mostramos que aqui tem qualidade e esperamos que tudo que a gente trabalha se torne em prática nos jogos e estamos fazendo o máximo de esforço possível para ter bons resultados”, acrescentou o zagueiro Brock.