No último lance

Nunca desistir, esse foi o segredo do Tricolor contra o São Bento

Ao apito final, a emoção paranista simbolizada no autor do gol, o meia Renatinho. Foto:

Um empate com gostinho de vitória! É assim que o jogo do Paraná Clube com o São Bento, na quarta-feira (8), no Válter Ribeiro, em Sorocaba, pode ser definido. O resultado de 1×1, conquistado no apagar das luzes, garantiu a classificação do time à próxima fase da Copa do Brasil. Pelo novo regulamento, as primeiras fases da competição são disputadas em apenas um jogo na casa do time pior colocado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A vantagem para o time de melhor pontuação é jogar pelo resultado igual.

Apesar desta vantagem, a vida do Tricolor não foi fácil no interior de São Paulo. O adversário tinha no elenco, curiosamente, quatro atletas que já passaram pelo Paraná: João Paulo, Pitty, Guilherme Queiroz e Itaqui. E foi justamente pelos pés do último, em um cobrança de falta aos 22 minutos da etapa inicial, que o Paraná sofreu o gol que o deixou desclassificado até o finalzinho do jogo, quando Renatinho, depois de várias chances, finalmente balançou a rede e decretou a classificação.

Num vídeo, compartilhado no Facebook do Tricolor, a festa dos jogadores parecia de conquista de título e traduz, na verdade, o alívio após uma segunda etapa na qual o time lutou muito para buscar o resultado. Nesta peleja árdua, dois nomes, em especial, se destacaram. Pelo lado do São Bento, o goleiro Rodrigo Viana trabalhou duro para tentar segurar o resultado que classificava a sua equipe.

Para se ter uma ideia, foram mais de dez chances que o Tricolor teve de marcar e na maioria delas, o goleiro apareceu com maestria na defesa da meta alviceleste. O número de escanteios na etapa final também mostrou quanto trabalho o arqueiro teve: foram dez no total.

Guerreiro

Do lado paranista, a despeito da força de conjunto, quem mais se destacou foi justamente o autor do gol de empate. Comprovando a fama de bom articulador, ele cobrou escanteio, foi para área e insistiu muito, até receber o cruzamento redondo de Diego Tavares.

O meia, que havia perdido um gol de cabeça no primeiro tempo, calibrou a cuca e venceu o duelo com Rodrigo Viana, para desespero da torcida do Azulão, que já dava como certa a classificação à próxima fase. Foi o terceiro gol de Renatinho em quatro partidas disputadas até agora, ele ficou de fora do clássico contra o Coritiba. “No começo aceitamos, mas com a imposição no segundo tempo brigamos e fui felizardo”, disse o meia ao deixar o campo.

O próximo compromisso do Tricolor pela Copa do Brasil é contra o vencedor de Sergipe e Bahia, que se enfrentam no dia 16 deste mês no Batistão, em Aracaju. Antes, já neste domingo, o Paraná joga contra o líder do Estadual, o J. Malucelli, na Vila Capanema. Se conseguir bater o adversário em casa, o Paraná assume novamente a liderança do Campeonato Paranaense.