Equilíbrio!

Números de 2017 mostram o caminho do sucesso pro Paraná Clube

Matheus Costa na comemoração do acesso em 2017. Foto: Albari Rosa.

O equilíbrio do Paraná Clube na Série B do Campeonato Brasileiro de 2017 mostrou que essa pode ser a receita para o sucesso também na temporada atual. No fatídico ano, em que Matheus Costa também era o treinador e João Pedro um dos principais nomes da equipe titular, o Tricolor subiu na quarta colocação, na penúltima rodada, com a terceira melhor marca ofensiva e a terceira melhor marca defensiva.

Na Segundona de 2017, o Paraná balançou as redes adversárias em 49 oportunidades, ficando atrás apenas do Londrina, que marcou 56 vezes e não conseguiu subir, e Internacional, vice-campeão e com 54 tentos assinalados. Já no campo defensivo, o Tricolor sofreu 28 gols. O América-MG, campeão daquela disputa, foi buscar 25 vezes a bola no barbante. O Colorado tomou um gol a mais.

+ Leia mais: Atacante do Vasco da Gama pode reforçar o Paraná Clube

Na temporada de 2019, o Paraná tem feito uma campanha regular até o momento, com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. A base defensiva tem sido um ponto forte, com a manutenção de Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos. A equipe sofreu oito gols. O que acabou destoando foi a derrota para a Ponte Preta, em que o Tricolor tomou quatro gols.

No setor ofensivo, o Paraná tem sido econômico. Em oito jogos disputados, o time de Matheus Costa marcou apenas um gol em quatro partidas – Vila Nova, CRB, Cuiabá e Operário -. Ainda na derrota para a Macaca, o Tricolor deixou a sua marca duas vezes, em dois belos gols de João Pedro. Contra o Coritiba é que o ataque desencantou. Foram três tentos nas redes do rival e o laço voltou a ser fortalecido entre torcida e o artilheiro Jenison.

Jenison comemora gol no clássico Paratiba. Foto: Hedeson Alves.
Jenison comemora gol no clássico Paratiba. Foto: Hedeson Alves.

O primeiro passo para seguir com um time equilibrado será entrar no G4. Isso pode acontecer já na próxima rodada, quando o Paraná enfrenta o líder Bragantino, no dia 13, às 19h, na Vila Capanema. Será o início de uma maratona de jogos importantes contra equipes que estão na parte de cima da tabela.

+ Confira a classificação da Série B do Campeonato Brasileiro

“Nós vamos ter três semanas que são fundamentais para a nossa sequência da competição. Tivemos essa pausa após duas vitórias importantes. Ganhamos confiança e temos confrontos diretos. É muito importante conquistarmos resultados positivos na volta”, ressaltou o técnico Matheus Costa.
Passar pelo líder dará ainda mais tranquilidade para o time seguir equilibrado e ter o mesmo sucesso obtido em 2017.