Continuidade

Cristian de Souza chega ao Paraná Clube prometendo manter filosofia de Wagner Lopes

Cristian de Souza, novo técnico do Paraná Clube, foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, na Vila Capanema. Foto: Jonathan Campos

O técnico Cristian de Souza, desconhecido até então no cenário do futebol brasileiro, foi apresentado oficialmente na manhã desta terça-feira (9), na Vila Capanema, como novo comandante do Paraná Clube para a sequência da temporada. Aos 39 anos, o treinador foi o nome encontrado pela diretoria paranista para dar continuidade ao bom trabalho realizado até então por Wagner Lopes.

Segundo o novo treinador do Paraná Clube, o conceito de jogo que pensa o futebol é muito parecido com aquele aplicado pelo antigo comandante paranista. Cristian de Souza frisou que é adepto do futebol moderno e que manterá a ideia de jogo junto ao time para a continuidade do ano.

“Metodologia de trabalho é uma coisa, conceito de jogo é outra. O Rodrigo (Pastana, executivo de futebol) me conhece, trabalhamos juntos no Figueirense e no Ceará. A ideia que o Wagner (Lopes) estava propondo era um futebol organizado defensivamente, com bloco baixo defensivo e uma saída rápida de transição ofensiva. É a lógica do futebol moderno, basta vermos os times que têm bons resultados no Brasil e fora. Tenho certeza que a escolha foi para manter esse conceito e não causar muito constrangimento na troca de idéias do grupo de jogadores”, cravou o novo treinador.

Cristian de Souza chegou no último sábado (6), acompanhou o empate em 1×1 no jogo-treino diante do Joinville, no CT Ninho da Gralha, e terá como seu auxiliar-técnico Matheus Costa, que fazia parte da comissão técnica permanente do Paraná. Além das informações que serão passadas pelo auxiliar, o treinador revelou que tem conversado por telefone com Wagner Lopes.

“Conversei com o Wagner (Lopes), liguei para ele ontem e ele via algumas evoluções no time. O modelo de jogo não é algo que se atinge e segue aquilo. O modelo de jogo está sempre em construção, não é linear, pois há quedas de rendimento e a gente está sempre muito atento. O futebol é algo muito completo. Vamos dar sequência no trabalho e reforçar os bons hábitos que o time tinha”,  prosseguiu.

O novo comandante paranista tem à sua disposição 35 jogadores para o início da Série B do Campeonato Brasileiro. Cristian de Souza destacou que uma pré-avaliação havia sido feita pela comissão técnica e pela diretoria, mas destacou as dificuldades do mercado na busca por reforços que se enquadrem no perfil do Paraná Clube.

“Foi feita uma pré-avaliação pelo próprio Wagner junto com o Rodrigo e a direção. Isso já está sendo colocado em prática. A gente sabe do momento do mercado, as coisas estão turbulentas, pois está se iniciando a Série A do Brasileiro. O clube está atento ao mercado. A gente sabe que o campeonato tem 38 rodadas e precisamos de um grupo forte e qualificado para levar onde o Paraná merece”, arrematou o novo comandante paranista.

Cristian de Souza terá uma semana para preparar o Paraná Clube para fazer uma boa estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (13), o Tricolor encara o ABC, às 16h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal.