Novo comando

Quais os desafios de Dado Cavalcanti no Paraná Clube?

Dado Cavalcanti, ao lado do departamento de futebol do Tricolor, irá avaliar o elenco atual para definir quem fica para a próxima temporada. Foto: Felipe Rosa.

Se engana quem pensa que o técnico Dado Cavalcanti, escolhido para ser o quarto comandante do Paraná Clube na temporada de 2018, tenha sido contratado apenas para livrar o clube do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. A missão é quase impossível e a volta à segunda divisão já é uma realidade. Com contrato até o final do ano que vem, o novo comandante paranista foi o escolhido para, ao lado da diretoria e da comissão técnica permanente, traçar o planejamento para a próxima temporada, que promete ser ainda mais complicada para o Tricolor.

No entanto, ainda neste ano, o técnico Dado Cavalcanti terá alguns desafios à frente do Paraná Clube. Com o rebaixamento praticamente inevitável, o novo treinador paranista deve usar os nove jogos restantes do Campeonato Brasileiro para conhecer melhor o elenco que tem em mãos. Deverá, sobretudo, observar os jogadores que têm contrato longo com o clube e deverão permanecer para a próxima temporada.

+ Leia mais: Paraná Clube terá velho freguês pela frente no fim de semana

Depois dessa análise e desse conhecimento mais aprofundado do elenco, o técnico Dado Cavalcanti, ao lado da diretoria, deverá definir os jogadores que vão ficar no clube para o início da próxima temporada. O treinador deve ter uma atenção especial com os jogadores mais jovens e que deverão ganhar mais oportunidades na disputa do Campeonato Paranaense.

Aliás, ter um planejamento mais estruturado foi o que faltou para o Paraná Clube neste ano. O time paranista montou praticamente dois elencos para as disputas das competições do primeiro trimestre e para a Série A do Campeonato Brasileiro. Deu no que deu. Os erros nas contratações foram evidentes e o Tricolor chega já na reta final deste ano com apenas oito vitórias conquistadas.

+ Confira também: De volta, Dado Cavalcanti encontrará um Tricolor diferente

Para o ano que vem, o percentual de acerto precisa ser maior. Talvez por isso a diretoria do Paraná já tenha pensado em trazer o técnico Dado Cavalcanti para montar a melhor estratégia para buscar o acesso na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Resta saber se o treinador terá o tempo necessário para colocar a casa em ordem e o time paranista nos trilhos.

Resta saber, sobretudo, se a diretoria do Paraná Clube terá a paciência necessária na disputa do Campeonato Paranaense para o técnico Dado Cavalcanti trabalhar. Neste ano, por exemplo, o técnico Wagner Lopes, nem dois meses depois de iniciar o trabalho à frente do time paranista, acabou sendo demitido pela escassez de bons resultados.

+ Veja a tabela e a classificação do Brasileirão!

No entanto, o treinador não tinha um elenco forte em mãos e isso acabou fazendo a diferença para que o Paraná fizesse uma péssima campanha no Campeonato Paranaense. Dado Cavalcanti foi contratado ciente disso. Ciente, especialmente, de que o percentual de acerto nas contratações terá que ser alto. Isto porque dentro de um cenário ideal, será importante que, no primeiro trimestre do ano que vem, o Tricolor já consiga montar a base de um time que vai disputar a segunda divisão.

Pelo menos tempo, o novo treinador paranista terá. De volta ao Paraná Clube depois de cinco anos, Dado Cavalcanti, que não conseguiu emplacar bons desempenhos recentemente nos clubes que passou, pode ter a chance de recolocar seu nome no cenário nacional. Nova chance em um clube onde já foi feliz há cinco anos para tentar emplacar uma sequência de trabalho e uma campanha vitoriosa capaz de, sobretudo, devolver o Tricolor à elite de 2020.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!