Paraná Clube volta com cinco novidades

O Paraná Clube viveu ontem a sua mais concorrida reapresentação dos últimos tempos. Além da imprensa, torcedores e associados marcaram presença na Vila Capanema para ?dar uma espiada? no novo time. Do outro lado do alambrado, o quadro nem de longe lembrava àquele de 2004, quando nem dez jogadores integravam o grupo que iniciava preparação para o estadual. Ontem, 28 jogadores se apresentaram, entre ?caras novas?, remanescentes do elenco do ano passado e velhos conhecidos da galera paranista.

Casos de Daniel Marques e Aderaldo. Os zagueiros chegam para reeditar a dupla que fez um Brasileiro exemplar, em 2005. Junto a eles, estavam também os novatos Lima (ex-J. Malucelli), Egídio e Vinícius Pacheco (que vieram do Flamengo). Além dos novos contratados, a diretoria também confirmou a presença de quatro juniores, que já treinam no grupo principal.

O grupo só não foi maior devido a algumas ausências.

O goleiro Flávio comunicou atraso devido a problemas no vôo de retorno de Maceió, onde passa férias. O lateral-direito Parral, após disputar a Série B pelo Guarani, não apareceu. A rigor, apenas os dois levaram ?falta? no primeiro dia de treinamentos. Peter, Batista e Cristiano não são jogadores do clube e as renovações de seus empréstimos ainda estão sendo definidas.

O meia Batista, por exemplo, foi localizado em Feira de Santana-BA e prometeu se apresentar o quanto antes. Alegou que não havia sido informado pela diretoria da Adap da sua permanência no Paraná. Peter, que havia acordado com o presidente José Carlos de Miranda a renovação com o Tricolor, não ?deu sinal de vida?, enquanto Cristiano pode não permanecer.

A diretoria do J. Malucelli confirmou ter recebido propostas do exterior (possivelmente da Turquia) e pediu tempo ao Paraná para definir a questão.

Já o volante Júnior, do Flamengo, só virá quando – e se – resolver pendências financeiras com o Flamengo. Se isso não ocorrer até sexta-feira, o Tricolor pode desistir do jogador. É certo que o grupo que já iniciou treinamentos ainda sofrerá ajustes. Três reforços ainda estão sendo negociados e alguns atletas devem sair. Além disso, o clube ainda tem algumas renovações de contratos para resolver. São os casos do zagueiro João Paulo e do volante Élton, que retornou de empréstimo ao Guarani. A idéia do técnico Zetti é ter um elenco ao menos delineado até o início da próxima semana.

Dupla de zaga já vem entrosada

Foi um encontro de velhos conhecidos. A começar pela própria dupla de zaga. Daniel Marques e Aderaldo sentaram lado a lado na coletiva, onde o Paraná Clube apresentou os primeiros reforços para a temporada que começou oficialmente ontem à tarde. Os zagueiros terão a chance de reeditar a dupla que em 2005 foi a segunda melhor do Brasileiro (51 gols), atrás apenas do Internacional (49). Naquele ano, deslizes no returno da competição tiraram o Tricolor da Libertadores. Com esse retorno, os dois realizam um antigo sonho.

?Fizemos um ótimo primeiro turno. Mas, vacilamos em alguns momentos e acabamos fora das primeiras colocações?, relembrou Daniel Marques. Nove pontos, na verdade, adiaram por um ano a maior conquista do clube em uma competição nacional. ?É um grande desafio defender o Paraná nesta Libertadores. Este, não tenho dúvida, será o grande fator motivacional para esse grupo?, disse o zagueiro. Daniel Marques, no ano passado, foi para o Internacional, mas não foi inscrito pelo técnico Abel Braga na competição continental.

?Temos quase um mês para acertar o time. Será preciso muito trabalho para começar bem, já no jogo fora de casa?, lembrou Aderaldo. O primeiro desafio do clube na Libertadores será no dia 1.º de fevereiro, diante do experiente Cobreloa, no Chile. ?Estamos chegando para ajudar. O Paraná já tem zagueiros de qualidade, como o Neguete, o João Paulo… Só com a força de todos, vamos conseguir nossos objetivos?, afirmou Aderaldo. O jogador ainda estava definindo os últimos detalhes de seu contrato, que deverá ter a duração de dezoito meses.

Se os dois dão um toque de experiência à zaga – apesar da idade de Daniel Marques (23 anos) – os outros reforços são todos jovens, em busca de projeção. Casos de Egídio e Vinícius Pacheco, que vêm do Flamengo, e Lima, que disputou a Copa 100 Anos pelo J. Malucelli. Pouca idade e muita ambição. É assim que o trio promete brigar por uma vaga na equipe principal, de olho na Libertadores. Todas as contratações foram avalizadas pelo técnico Zetti, que prefere não citar nomes ou posições, mas ainda espera receber da diretoria alguns reforços.

Josiel deve chegar hoje

Após alguns imprevistos, o Paraná Clube deve apresentar hoje ao menos mais um reforço: o atacante Josiel. O jogador é aguardado em Curitiba, junto com seu empresário, para o fechamento das negociações. Ele esteve a pique de acertar com o Atlético Mineiro, mas,

apesar das negativas, a diretoria tricolor teria conseguido reverter o quadro, adquirindo 60% dos direitos federativos do atleta, junto ao Internacional de Santa Maria-RS.

Aos 26 anos e com boas passagens por Juventude e Brasiliense, o atacante teria agora a chance de uma projeção internacional, vestindo a camisa tricolor na Libertadores da América. Isso, ao que tudo indica, teve peso na opção do atleta. Caso as bases financeiras da transação sejam oficializadas, Josiel começaria a trabalhar ainda hoje. O ataque, no entanto, não é a única carência do Tricolor. O diretor de futebol Durval Lara Ribeiro ainda negocia pelo menos mais um jogador para o setor de criação.

E Marquinhos pode ser a solução. O meia foi um dos destaques daquele time de 2003, que ficou em 10.º lugar no Brasileiro, com o terceiro melhor ataque da competição. Marquinhos disputou a Série B pelo Avaí e já teve um contato preliminar com a diretoria paranista. Só que a questão ainda depende de aspectos burocráticos, relativos aos direitos federativos do atleta. Com esses dois reforços, o Paraná daria um tempo neste primeiro ciclo de contratações, dando prazo para a comissão técnica avaliar o grupo e preparar o time.

Voltar ao topo