Pedreiras

Paraná Clube tem cinco decisões pra chegar no acesso

Gabriel Dias comemora o gol sobre o América-MG. É um dos dois rivais que o Tricolor vai enfrentar fora de casa. Foto: Albari Rosa

SELO TAMO JUNTO PARANÁ CLUBE

Os próximos 30 dias serão decisivos para o Paraná Clube. O Tricolor, terceiro colocado e com sua vaga no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro consolidada, terá cinco jogos pela frente diante de concorrentes diretos que serão decisivos na luta para voltar à Série A depois de dez anos seguidos de sofrimento na segunda divisão. O primeiro deles será nesta sexta-feira (9), às 20h30, diante do Criciúma, na Vila Capanema.

Além do Criciúma, o Paraná Clube, na sequência, encara também Ceará e América-MG, fora de casa, além do Vila Nova e do Oeste, na Vila Capanema. Todos os times estão na briga direta pelo acesso à primeira divisão. Por isso, vencer esses compromissos ou tirar pontos dos seus concorrentes, sobretudo jogando fora de casa, será fundamental para o time paranista voltar à elite do futebol nacional de 2018.

O “fator Vila” também será importante para o Paraná Clube, ao final desses cinco jogos, se manter dentro do G4 da Série B. Jogar diante do torcedor paranista, na verdade, é a grande aposta do Tricolor para conseguir o acesso à primeira divisão. Nessa sequência de cinco partidas seguidas, serão três duelos como mandante.

O pensamento do Paraná Clube para os jogos dentro de casa não poderia ser diferente. O Tricolor é atualmente o melhor mandante da Série B. Em 14 jogos, foram 11 vitórias, dois empates e somente uma derrota, totalizando rendimento de 83%. Dos duelos contra esses times que estão brigando na parte de cima, o Tricolor precisa estar atento nas três partidas que fará na Vila Capanema.

Vila Nova, Criciúma e Oeste aparecem entre os times que têm grandes campanhas como visitante até agora na segunda divisão. Vila Nova e Criciúma, com 42% de rendimento em jogos longe de casa, aparecem com a terceira melhor campanha neste quesito. Já o Oeste, que é a grande surpresa na briga pelo acesso, tem 38% de aproveitamento quando joga fora de Barueri.

Em teoria, esses cinco compromissos serão os mais complicados que o Paraná Clube terá pela frente na reta decisiva da segunda divisão. Depois dessas partidas, o Tricolor terá mais cinco compromissos, todos contra times que ou estão lutando contra o rebaixamento ou que estão atualmente na área intermediária da classificação da competição nacional.

Veja a classificação da Série B!

O time comandado pelo técnico Matheus Costa terá ainda pela frente duelos complicados contra Santa Cruz e Luverdense, que estão lutando diretamente contra o rebaixamento. Além desses dois compromissos, o Paraná encara também Brasil de Pelotas, CRB e Boa Esporte, que agora estão no meio da tabela, mas que estão se aproximando perigosamente da área de risco da classificação da Segundona.

Mesmo sem esconder a ansiedade para conseguir o acesso, jogadores e o próprio técnico Matheus Costa projetam pensamento jogo a jogo nas dez rodadas restantes da Série B. Cada jogo, a partir de agora será considerado como uma final de campeonato e o Paraná quer transformar logo a sua chance atual de 67% de conseguir o retorno à Série A em 100% para voltar a dar alegrias ao torcedor paranista depois de dez anos seguidos na segunda divisão.