Paraná Clube sem reforços para a Copa do Brasil

O gerente de futebol Alex Brasil terá um árduo trabalho pela frente. Ele assumiu o desafio de reestruturar uma equipe que ainda não sabe como irá disputar as duas competições mais importantes do ano. Sem um calendário efetivo, o Paraná Clube lentamente monta seu elenco para 2012.

Na próxima semana, quando a Vila Capanema for reativada para a reapresentação dos atletas, deverão estar presentes poucos remanescentes da temporada passada, e alguns atletas das categorias de base. Restaram Packer, Bruninho, Marcus Carioca, Thiago Rodrigues, Jociel Henrique, Lisa, Henrique e Paulo Henrique, além do zagueiro Alisson – único reforço para 2012.

Alex Brasil acredita que com uma boa rede de informantes, e muita tranquilidade, é possível reorganizar o grupo para a Copa do Brasil. “Não há segredo no futebol. É preciso trabalhar”, diz. O Paraná estreia no torneio nacional no dia 7 de março, encarando o Luverdense, do Mato Grosso. O torcedor, porém, não deve esperar muitas novidades até lá. A diretoria não está disposta a investir em contratações, guardando “oxigênio” para a Divisão de Acesso e a Série B.

A equação nem é tão complicada de se entender. Por não estar no Paranaense, o Tricolor perdeu cerca de R$ 900 mil (entre cota de TV e publicidade estática no estádio). No entanto, por não precisar arcar com uma folha salarial de cerca de R$ 300 mil, nos primeiros meses do ano, a diretoria praticamente equilibra a balança. “Não é o ideal, pois há o prejuízo pela longa inatividade. Ao menos, não estamos aumentando a dívida”, comentou o superintendente Celso Bittencourt.