Paraná Clube muda zaga e encara o São Caetano

O Paraná Clube terá somente uma mudança para o jogo desta tarde – às 16h, no Pinheirão – frente ao São Caetano. Carlinhos entra na zaga, em substituição a Fernando Lombardi, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Uma troca, teoricamente, simples, mas que é cercada por ajustes no sistema de marcação. Explica-se: Carlinhos e Gélson Baresi têm características similares, o que acarretará um uma maior proteção do meio-de-campo à defesa, para equilibrar o setor.

“O Lombardi possui mais velocidade do que o Carlinhos. Mas, por coerência, essa era a única opção viável para esse jogo”, explicou o técnico Gilson Kleina. Carlinhos vem sendo o imediato da defesa desde a chegada do novo treinador, que pouco tempo teve para trabalhar atletas com João Paulo e Nelinho. Tanto que estes sequer integram o banco de reservas no jogo de hoje. “Se eles possuem as mesmas valências, isso deve ser equilibrado com posicionamento e diálogo”, avisou Kleina.

Carlinhos se mostra confiante. “Já fiz três jogos ao lado do Baresi e entrosamento não será o problema”, avisou. A última partida do zagueiro foi contra o Coritiba, há vinte dias. Nos jogos seguintes, ficou no banco, mas não entrou. “Sei que o São Caetano tem jogadores rápidos no seu ataque. Por isso, é importante um bom posicionamento do sistema de marcação, como nas últimas partidas”, comentou Carlinhos. Kleina pretendia ajustar este bloqueio ontem à tarde, mas o mau tempo atrapalhou seus planos.

“Gosto sempre de fazer um treino tático na véspera dos jogos. Mesmo que apenas para acertar a bola parada”, disse o treinador. “Mas, tínhamos que preservar não apenas o campo de jogo como os nossos atletas, pois a seqüência de jogos é bastante desgastante.” O Paraná encerrou sua preparação apenas com um treino físico-técnico em quadra de grama sintética. À exceção de Carlinhos, o time é o mesmo que empatou com o Figueirense, em Florianópolis. Inclusive com a presença do goleiro Darci.

Flávio se queixou de dores no tornozelo – lesão que sofreu contra o Corinthians – e sua volta foi adiada. “O Darci mostrou que está em plena forma e estamos bem cobertos neste setor”, avisou Gilson Kleina. O treinador não confirmou se recorrerá a marcações individualizadas, como ocorreu em Santa Catarina. Destacou apenas os pontos fortes do adversário. “Eles têm velocidade com o Euller, mobilidade com o Mineiro, muita força pelo lado esquerdo com o Triguinho, sem contar as bolas paradas, onde Lúcio Flávio e Anderson Lima têm ótimo aproveitamento”, resumiu.

Canindé faz a primeira em casa

Com atuações destacadas contra Corinthians e Figueirense, o meia Canindé faz, agora, a sua primeira partida em casa com a camisa tricolor. O Paraná tenta pôr fim ao jejum dos atacantes, que não balançam as redes há setenta dias. Neste período, o time marcou somente seis gols. Destes, dois foram de Fernando e Marcel, que estavam atuando no setor ofensivo, mesmo sendo meias de origem.

“É claro que a cobrança maior recai sobre os atacantes, mas, o importante é que vençamos”, avisou Canindé. O meia – que também jogará avançado – só lamenta o mau tempo. “O jeito é encarar mais uma dificuldade. Vamos atuar num campo pesado e temos que estar preparados para esse estilo de jogo”, avisou. “A força vai prevalecer sobre a técnica”. Mesmo sem um entrosamento ideal – foram poucos treinos e apenas dois jogos no novo clube – Canindé não sentiu a mudança “de ares”.

Com personalidade, participou ativamente dos jogos e criou algumas situações de gol. Ele também demonstra preocupação com as chances desperdiçadas. “Temos é que tirar essa ?zica?. Temos criado muitas chances e até quando a bola entra o árbitro não dá o gol”, disparou. O Paraná tem apenas 14 gols marcados em 15 jogos realizados, sendo que somente nove foram assinalados por meias ou atacantes. A equipe também “passou em branco” nas duas últimas partidas, mesmo tendo feito bons jogos.

CAMPEONATO BRASILEIRO
16ª RODADA
SÚMULA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Elvécio Zequetto (MS).
Assistentes: Alécio Aparecido Lezzo (MS) e Adnílson da Costa Pinheiro (MS).

PARANÁ CLUBE x SÃO CAETANO

PARANÁ
Darci; Alex Silva, Carlinhos, Gélson Baresi e Edinho; Axel, Beto, Goiano e Marcel; Canindé e Galvão. Técnico: Gilson Kleina.

SÃO CAETANO
Sílvio Luiz; Anderson Lima, Dininho, Gustavo e Triguinho; Marco Aurélio (Thiago), Marcelo Mattos, Mineiro e Mateus; Warley e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.

Voltar ao topo