Paraná Clube já está pensando na Série B do Brasileiro

O Campeonato Paranaense chega à sua reta final e o Paraná Clube se posiciona como um mero coadjuvante. Uma campanha aquém das expectativas de torcedores, atletas e integrantes da comissão técnica. Momento para reflexões em relação ao futuro do clube, que ainda não fala abertamente sobre a renovação do contrato do técnico Toninho Cecílio e a busca por reforços, visando a Série B. O Campeonato Brasileiro começa dentro de 39 dias e o Tricolor tem carências em todos os setores. “Iremos discutir essas questões no momento oportuno”, limitam-se a dizer os dirigentes paranistas, quando indagados sobre a qualificação do elenco para a competição nacional.

O desempenho no Estadual mostra que para sonhar com o acesso, o clube terá que redefinir diretrizes. O Tricolor ocupa hoje a 4.ª posição na classificação geral do Paranaense. Segue como a 3.ª melhor defesa, tendo sofrido apenas 17 gols (perde, neste quesito, apenas para Londrina e Coritiba, que sofreram 12 e 13 gols, respectivamente). Já quando o assunto é o ataque, os números não são bons. Foram só 24 gols marcados, com um modesto 6.º lugar. Um rendimento que coloca o Paraná como um dos “reis do empate” na competição: 9 vezes, ao lado de Operário, Arapongas e Toledo.

Os números são considerados ruins pela própria comissão técnica tricolor, diante do fato do time quase sempre ter sido escalada com três atacantes. Com um detalhe importante: a falta de sequência para os atacantes, por lesão, suspensão ou simplesmente por opção de Toninho Cecílio. Também contribuiu para essas oscilações a saída precoce da briga pelo título. No primeiro turno, o clube seguiu nas primeiras colocações até a polêmica partida contra o J. Malucelli, na 8.ª rodada. O empate, creditado à péssima arbitragem de Adriano Milczvski, foi uma ducha fria para o grupo. Na jornada seguinte, ao empatar com o Arapongas, em casa, o Tricolor acabou “eliminado” da disputa.

A esperada reação no returno não veio. Após empatar com o Operário, na 6.ª rodada, o clube passou a cumprir tabela. Como consolo, fica o fato de o Paraná estar fechando a sua participação invicto em clássicos.