Paraná busca reforços para próxima temporada

O técnico Paulo Comelli conviveu por exatos 102 dias sob o risco de um vexatório rebaixamento para a Terceirona. “Com o facão no pescoço”, em expressão do próprio treinador. Após superar o drama, veio a discussão em torno de sua renovação, que durou apenas uma semana. Agora, a pressão é outra: buscar reforços de qualidade, mas sem a força econômica de outras equipes. Com um orçamento restrito, Comelli tenta usar de sua influência para encontrar algumas peças-chave para a reconstrução de seu time.

Na prática, isso se resume à busca por um goleiro, um zagueiro, um meia e um atacante, jogadores experientes e que formariam a espinha dorsal desse “novo” Paraná Clube. A última semana foi marcada por uma série de contatos, muitos telefonemas e nenhuma definição. “Vai ser um processo longo”, avisa o gerente de futebol Beto Amorim. “Estamos ainda numa fase de sondagens. Temos que agir com cautela e não trazer por trazer. Por isso, tudo está sendo analisado com extrema cautela”, destacou.

Essa “cautela” foi o que determinou, por exemplo, a não inclusão do goleiro Mauro na primeira lista de atletas que estão fora dos planos para 2009. Diante das opções do mercado, Comelli já não descarta a possibilidade de contar com o camisa 1, que após uma estréia complicada (quando levou gol de goleiro) conseguiu a volta por cima. Mauro defendeu pênaltis em momentos decisivos e deu tranqüilidade ao time nos jogos que determinaram a permanência do clube na Série B do Brasileirão.

Enquanto deixa questões como essa – e as de André Luiz, Fabinho e Leandro – em “stand by”, o Tricolor avança em outras frentes. Para essa semana, deve ser definida a aquisição dos direitos federativos do meia Kleber, junto ao Vitória da Conquista. O único impasse seria a forma de parcelamento de valores já estabelecidos. Investidores (que não tiveram nomes revelados) estariam à frente dessa transação. Paralelamente a isso, o Paraná definiu a renovação do contrato do ala Murilo.

Mais do que isso. Fez valer a cláusula contratual e adquiriu mais 40% do atleta, ficando com 70% dos direitos econômicos do lateral. Aos 24 anos – ele completa 25 no próximo dia 5 de janeiro -, Murilo mostrou regularidade ao longo dos 22 jogos em que esteve em campo, na Série B, inclusive sendo improvisado pelo lado esquerdo. Os valores da transação foram definidos na última sexta, numa reunião entre dirigentes tricolores e o agente do jogador, Gianfranco Petruzziello. Murilo, agora, assinará contrato de dois anos com o Paraná Clube.

Voltar ao topo