Os quatro melhores na semifinal de Roland Garros

Paris – Pela primeira vez desde 1985, os quatro melhores tenistas do ranking estão nas semifinais do torneio de Roland Garros. Com as vitórias de Rafael Nadal sobre o surpreendente Novak Djokovic, por 6/4 e 6/4 e desistência, e de Ivan Ljubicic diante de Julien Bennetau, por 6/2, 6/2 e 6/3, ficaram definidos os jogos das semifinais.

Amanhã, o número 1 do mundo, Roger Federer, pega o 3.º, o argentino David Nalbandian, enquanto o 2.º da ATP, Nadal, joga com o 4.º, Ljubicic. Em 85, os quatro semifinalistas foram John McEnroe (1 º), Ivan Lendl (2.º), Jimy Connors (3º) e Mats Wilander (4º). O campeão foi, curiosamente, o de pior ranking, Wilander.

Favorito para repetir o feito de Gustavo Kuerten em 2001, e defender o título conquistado ano passado, Nadal teve um dia mais tranqüilo do que esperava diante de Djokovic. Depois de vencer os dois primeiros sets, logo no início do terceiro, o tenista sérvio desistiu, com dores nas costas. "Fiquei surpreso" disse Nadal. "Pois mesmo com o problema ele (Djokovic) vinha jogando bem".

O tenista sérvio, de 19 anos, uma surpresa em Roland Garros, revelou-se bastante confiante em seu futuro, e até um pouco o convencido demais ao afirmar que "Nadal não é imbatível. Não fossem minhas dores nas costas, acho que poderia tê-lo vencido".

Talentoso, Djokovic é mesmo polêmico. Esta semana acenou com a idéia de trocar de nacionalidade e ter um passaporte inglês. Às vésperas de Wimbledon e com os ingleses sedentos por ter para quem torcer, o tenista sérvio pode fazer sucesso de mídia no já sempre agitado Wimbledon.

Sem convencimentos e com o pé no chão, Nadal terá um difícil obstáculo na busca do bicampeonato. Pega Ljubicic, que voltou a mostrar seu tênis consistente e seguro para eliminar o último francês da competição, Benneteau. O outro jogo das semifinais também promete. Roger Federer quer seu primeiro título no saibro de Roland Garros, e vai ter pela frente o mesmo adversário que o venceu na final do Masters de Xangai, no final do ano passado.

Mulheres

A quadra Philippe Chatrier estará hoje reservada para as mulheres, que definem as finalistas do sábado. O primeiro jogo, às 14 horas (9 de Brasília), terá em ação a nova musa do tênis, a checa Nicole Vaidisova, que vai enfrentar a russa Svetlana Kuznetsova. A segunda partida do feminino reúne as campeãs de Roland Garros, Justine Henin-Hardenne e a do US Open, Kim Clijsters. As duas são belgas.

Guga

No Fashion Rio, pois transformou-se em empresário da moda, Gustavo Kuerten anunciou que espera voltar às quadras até o final de julho. Disse estar evoluindo bastante com seu trabalho ao lado de Nilton Petrone (o Filé), e avisou que precisa ainda de mais quatro a cinco semanas. "Não sei dizer exatamente quando volto, mas deve ser até o final de julho", afirmou Guga.

Voltar ao topo