Neethling brilha mais uma vez na Copa do Mundo

Belo Horizonte (AE) – O sul-africano Ryk Neethling vai fechar a Copa do Mundo de Natação em piscina curta (25 metros) com quase US$ 100 mil no bolso em premiação pelas 31 medalhas que conquistou, 20 delas de ouro, nas oito etapas do circuito.

Só ontem, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, Neethling ganhou três de ouro. Deixou a piscina falando em férias, após ganhar os 100m livre (47s50). Mas ainda nadou e venceu os 100m medley (52s77), prova da qual é o recordista mundial, e nem teve tempo de ir à premiação. Enquanto um companheiro o representava no pódio, o sul-africano nadou e ganhou os 50 metros borboleta (23s17).

Neethling simplesmente não parou para descansar após as Olimpíadas de Atenas, em agosto de 2004. Competiu o Mundial de Indianápolis, em outubro, e fez as oito etapas da Copa do Mundo, ambos em piscina curta, a partir de novembro. ?Agora o prêmio é meu, vou tirar férias?, afirmou o atleta, de 28 anos, que vive na África do Sul e vai aplicar o dinheiro que ganhou na construtora que tem em sociedade com o pai.

Neethling ganhou US$ 50 mil por ser o primeiro do ranking da Copa do Mundo, mais prêmios pelas medalhas em cada etapa e bônus pelos dois recordes, em Berlim e Nova York, dos 100m medley. ?Na verdade, estou há dois anos e meio sem parar de treinar e competir, vou descansar finalmente?, disse o nadador, que, no entanto, voltará a treinar logo para o Mundial de Montreal (piscina olímpica), de 17 a 31 de julho.

O brasileiro Thiago Pereira ganhou o único ouro do Brasil ontem, nos 400m medley (4m15s69), sem rivais do mesmo nível técnico que o seu. O romeno Razvan Florea foi segundo (4m18s07) e o brasileiro Lucas Salatta terminou em terceiro (4m20s76).

Voltar ao topo