Nadal, Djokovic e Federer avançam em Madri

Os três principais favoritos ao título do Masters 1000 de Madri – o espanhol Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer – avançaram às quartas de final do Masters 1000 de Madri, disputado em quadras de saibro. Número 1 do mundo, Nadal não teve qualquer trabalho nesta quinta-feira, já que bem precisou entrar em quadra.

Ele iria enfrentar Juan Martin del Potro, em duelo sob grande expectativa diante da boa fase do argentino, que faturou o título do Torneio de Estoril, em Portugal, no último fim de semana. Mas Del Potro decidiu abandonar a disputa em Madri por conta de dores no quadril que o incomodam desde a semana passada. Assim, sem atuar, Nadal avançou às quartas de final e enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Michael Llodra e o espanhol Daniel Gimeno Traver.

Já Djokovic manteve a sua excelente fase. O tenista sérvio massacrou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, 29º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 51 minutos. Para isso, conseguiu cinco quebras de serviço e não cedeu sequer um break-point ao oponente.

Campeão do Aberto da Austrália, do Torneio de Dubai, do Masters 1000 de Miami, do Masters 1000 de Indian Wells e do Torneio de Belgrado neste ano, Djokovic está invicto em 2011 e acumula 29 vitórias na temporada. E com o triunfo desta quinta-feira ele igualou a marcou atingida por Ivan Lendl em 1986. Nas quartas de final, o sérvio irá duelar com o vencedor do duelo entre o espanhol David Ferrer e o ucraniano Sergyi Stakhovsky.

Depois de quase ser eliminado pelo espanhol Feliciano Lopez na quarta-feira, Federer avançou com tranquilidade no Masters 1000 de Madri. O número 3 do mundo superou o belga Xavier Malisse, 49º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em 1 hora e 10 minutos.

Com a vitória, o tenista suíço fez 9 a 1 no confronto direto com Malisse. Agora, Federer aguarda a definição do seu adversário nas quartas de final do Masters 1000 de Madri, que sairá do duelo entre o sueco Robin Soderling e o francês Jo-Wilfried Tsonga.