Momentos decisivos

Ministro vem a Curitiba para ver plano da Arena

Com a Arena da Baixada sob risco de ser excluída da Copa do Mundo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, resolveu “marcar em cima” os responsáveis pela obra. Ele estará hoje em a Curitiba para ver de perto se o plano criado para combater o atraso na reforma do estádio do Atlético está apresentando resultados eficientes.

“Amanhã (hoje), irei mais uma vez a Curitiba participar de reuniões visando exatamente a preparação da cidade e do Estado para receber a Copa do Mundo”, disse Aldo Rebelo, após inaugurar, no CT do São Paulo, a série de visitas que fará a todos os centros de treinamentos que receberão seleções no Mundial.

A Arena tem até o próximo dia 18 para atender às exigências da Fifa e concluir cinco itens – implantação do gramado, finalização da cobertura e do sistema de iluminação, acessos aos vestiários concluídos e instalação de no mínimo dez mil assentos – para permanecer na Copa do Mundo.

Aldo Rebelo confia que a meta será alcançada e, por isso, prefere não pensar em um plano B, apesar de a Fifa já estudar alternativas. “Prefiro apostar na possibilidade de Curitiba continuar como cidade-sede”, afirmou. “Achamos que as providências já adotadas, a gestão tripartite (do clube, com apoio da prefeitura e do governo do Estado) ajudam nesse caminho, a ampliação no número de trabalhadores e de equipamentos em ação dentro do estádio também ajudam”.

É nisso que aposta o Governo Estadual. De acordo com o coordenador-geral da Copa no Estado, Mário Celso Cunha, a boa condição do clima em Curitiba nas últimas duas semanas colaborou com o avanço das obras. “O tempo sem chuva ajuda bastante. Com isso, as obras entraram em um ritmo de execução normal. Isso, com certeza, tem ajudado bastante. O gramado está totalmente pronto. Mais de 12.500 cadeiras já foram colocadas e a cobertura está faltando 25% para ser concluída. O comitê gestor está trabalhando, fazendo o levantamento diário para que o relatório final da situação das obras seja apresentado no dia 6”, revelou.

A evolução terá que ser satisfatória, sobretudo até o dia 18 de fevereiro, quando Jérôme Valcke voltará à Curitiba. O primeiro passo para que isso aconteça começa na quinta-feira, data que será divulgado o relatório pelo comitê gestor que está gerindo as obras, e que o consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, também estará em Curitiba e acompanhará de perto a evolução do Joaquim Américo até o dia 18.